Andifes promove seminário e dá posse à nova diretoria

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realiza, nesta sexta-feira (5) o seminário “O desenvolvimento do Brasil e o financiamento da Universidade Federal Brasileira” e a transmissão de cargo e cerimônia de posse de sua nova direção, em Recife, a partir das 9h.

A programação começa com mesa-redonda composta pela secretária de Educação Superior Maria Paula Dallari Bucci, pelo presidente da Comissão de Orçamento da Andifes reitor Rômulo Polari (UFPB) e pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Tânia Bacelar, economista e socióloga. Os palestrantes discutirão o cenário da educação superior brasileira e o financiamento das universidades públicas.

Às 11h, o ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Rezende compõe mesa com o governador de Pernambuco Eduardo Campos, o governador de Alagoas Teotonio Brandão Vilela Filho e o prefeito de Recife João da Costa Bezerra Filho. O tema é o desenvolvimento do Brasil e a participação das universidades federais e da ciência e tecnologia neste âmbito.

Os reitores terão uma reunião de trabalho às 15h com a secretária Maria Paula Dallari, sobre autonomia universitária. O objetivo é analisar os encaminhamentos necessários a partir das orientações dadas pelo presidente Lula na reunião com a Andifes do dia 28 de maio, oportunidade em que se comprometeu a solucionar a agenda da autonomia.

Posse da Diretoria Executiva
Está marcada para 17h a cerimônia de posse do presidente eleito da Andifes reitor Alan Barbiero (UFT) e da diretoria executiva, formada pelos reitores Ana Dayse Dórea (Ufal) como 1ª vice-presidente, Flávio Antônio dos Santos (Cefet-MG) como 2º vice-presidente e Damião Duque de Farias (UFGD) e Álvaro Prata (UFSC) como suplentes. A diretoria foi eleita na última reunião do Conselho Pleno da Andifes, realizada no dia 28 de maio na sede da Associação, em Brasília.

O presidente eleito, reitor Alan Barbiero (UFT) substituirá o reitor Amaro Lins, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Alan afirmou ter expectativas positivas para o mandato. Segundo ele, há uma agenda já em curso a ser cumprida, cujos principais temas são autonomia universitária, financiamento e política de expansão, Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) e o financiamento e política de pessoal para os Hospitais Universitários.

Alan Barbiero possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1990), mestrado em DEA – Sociologia e Economia do Sistema Agroalimentar pela Université de Paris X, Nanterre (1991), mestrado em DESS – Desenvolvimento Agrícola pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1992) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2000). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos temas Mercosul, Espaço público e Bloco econômico.