Andifes realiza Seminário de Educação a Distância

Andifes realiza Seminário de Educação a Distância

A Andifes realizou na tarde do dia 15 de dezembro, o Seminário: EAD, soluções, limitações e desafios. O objetivo do encontro foi discutir sobre a Educação a Distância nas Universidades Federais e lançar o Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EAD) nas Instituições Federais de Ensino Superior.

Para a Andifes a modalidade de Educação a Distância é importante no processo de Educação da população. Dessa forma, reconhece a necessidade de uma política de Estado que garanta o financiamento desta modalidade e sucesso na formação de pessoas.

Participaram do seminário, reitores e especialistas da área. O presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Goiás (UFG) Edward Madureira Brasil disse que o tema é de extrema relevância para todo o sistema federal: “A ideia é aproximar a modalidade a distância da presencial para que em breve a gente se quer perceba que existe alguma diferença entre as duas”.

Durante a cerimônia de lançamento do relatório, o professor João Luiz Martins – 1º vice-presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) também lembrou da importância da EAD e a comparou ao livro:  “Educação – Um tesouro a descobrir”, da Unesco, que em seu tema central fala sobre os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer. Em sua opinião “a EAD tem esse poder de preenchimento dessas dimensões”.

Entre os palestrantes, Carlos Bielschowisky – secretário da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Lúcia Franco – presidente da Universidade Virtual Pública do Brasil (Unirede) e o presidente da Abed – Fredric Michael Litto que lembrou que é importante entender as oportunidades e os problemas que o Ensino Público tem: “Para avaliar a Educação a Distância e as necessidades do Brasil é preciso mão de obra qualificada e assim, atingir as demandas de um país que está atuando em escala global”, diz o professor.

Compuseram a mesa: o presidente da Abed – Fredric Michael Litto, Carlos Bielschowisky – secretário da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC); Edward Madureira Brasil – presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Goiás (UFG); João Luiz Martins – 1º vice-presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); Lúcia Franco – presidente da Universidade Virtual Pública do Brasil (Unirede).

Compartilhar