Andifes realizará Seminário sobre Internacionalização das Universidades Federais

A Andifes irá realizar dia 13 de março o Seminário “Internacionalização das Universidades Federais”. O evento terá início às 8h e será no Hotel Nacional em Brasília.

A ideia do encontro é juntar vários atores do cenário acadêmico, político e internacional para ampliar as discussões nas universidades sobre a internacionalização e assim buscar formas de operacionalização para a realização de um programa de expansão, excelência e internacionalização nas universidades federais.

Na abertura do encontro a diretoria executiva da Andifes apresentará os convidados. Na primeira mesa o reitor Clélio Campolina (UFMG) e a Conselheira Almerinda Augusta de Freitas Carvalho (DCE/MRE) discutirão porque é preciso internacionalizar as universidades federais.

Na segunda mesa a assessora especial do ministro Marco Antônio Raupp (MCTI), Ana Lúcia Gabas, falará sobre a internacionalização da ciência brasileira. Logo depois, o ex-presidente da Andifes, secretário da SESu, Amaro Lins, discutirá o tema “Políticas de Governo para Internacionalizar as Universidades Brasileiras”.

Em seguida haverá palestra sobre “Desafios e oportunidades para os Estados Unidos e Brasil em Ciência, Tecnologia e Inovação”. O convidado será o Dr. John Holdren, assessor especial do Presidente Americano, Barack Obama para Ciência e Tecnologia, diretor da Divisão para Políticas em Ciência e Tecnologia da Casa Branca e co-diretor do Conselho Presidencial de Assessores em Ciência e Tecnologia (PCAST).

No período da tarde os diretores e presidentes dos Colégios da Andifes debateram sobre os “Desafios para a Internacionalização das Universidades Federais”. O professor Geraldo Luiz dos Reis Nunes (UFRJ) da diretoria do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), professor Isac Medeiros (UFPB) do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Ifes (Copropi) e a professora Nídia Majerowicz (UFRRJ) do Colégio de Pró-reitores de Graduação das Ifes (Cograd) farão a palestra.

Logo depois, convidados das instituições de fomento ao ensino superior, Geraldo Nunes Sobrinho (CAPES) e o representante do CNPq, Márcio Ramos de Oliveira, falarão acerca das práticas a serem adotadas pelas Universidades Federais para Operacionalizar os Programas de Internacionalização.

Ao final será elaborada a agenda para internacionalização das universidades federais. O encerramento está previsto para às 18h.

Local: Hotel Nacional – Setor Hoteleiro Sul, Quadra 1, Bloco A, sobreloja, sala 10, Brasília/DF.
Horário: 8h

Mais informações:
Elô Bittencourt
Assessora de Comunicação
Andifes
(61)3321-6341