Andifes recebe ministro da Educação para tratar de pautas das universidades federais

Na tarde dessa quinta-feira (30), a Associação de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) recebeu o ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, e o secretário executivo do MEC, Henrique Sartori, para tratar sobre pautas de interesse do Ensino Superior público e gratuito. O encontro ocorreu durante a reunião do Conselho Pleno da Andifes, em Brasília.

O ministro agradeceu o empenho da Andifes em garantir emendas importantes na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019, e comemorou algumas conquistas da Educação, como a garantia na lei orçamentária de que uma das emendas impositivas será destinada à pasta, e o fato de os recursos investidos não poderão ser de valor inferior ao do ano anterior, além de ser corrigido de acordo com a inflação.

Questionado pelos reitores sobre mudanças no Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira) e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o ministro informou que ambos programas irão passar por aperfeiçoamentos, de forma a reduzir custos, mas que toda adequação será debatida com a Andifes, assim como deverá ocorrer com o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Em relação aos recursos de custeio e de capital das universidades federais, Rossieli explicou que o MEC tem feito esforços para garantir 100% de liberação dos valores contingenciados. O ministro destacou que há disposição para debater formas de aumentar a autonomia na gestão das universidades e sugeriu que seja criado uma espécie de fundo do Ensino Superior, a exemplo do que já ocorre com o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Por fim, o ministro se comprometeu em participar da próxima reunião do Conselho Pleno, convocada para mês de setembro, a fim de dar continuidade à pauta e apresentar resultados dos encaminhamentos trazidos pelos reitores.