Andifes reúne fóruns e colégios assessores em reunião remota

Andifes reúne fóruns e colégios assessores em reunião remota

Durante toda a tarde dessa quinta-feira (6), a diretoria executiva da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) esteve reunida remotamente com os diretores de fóruns e colégios assessores da associação para alinhar as agendas de trabalho na nova gestão.

Entre as pautas que despertam preocupação imediata de toda a instituição estão as dificuldades com a contratação de pessoal impostas pela Lei Complementar 173/2020, a recomposição de vagas ociosas, o corte orçamentário anunciado essa semana pelo Ministério da Educação para 2021 e a acessibilidade dos estudantes ao ensino remoto.

O desafio é encontrar soluções estruturantes para as questões levantadas, sem interferir na autonomia de cada instituição. Além disso, se faz necessária a busca por alternativas que viabilizem a capacitação dos professores para exercício nas aulas on line.

Inicialmente, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe) e o Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (Cograd) vão se reunir para estruturar alternativas a serem apresentadas a Andifes, com a finalidade de dar prosseguimento ao encaminhamento de soluções.

Além do Forgepe e do Cograd, participaram da reunião representantes do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC), do Colégio de Pró-reitores de Extensão das IFES (COEX), Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (Copropi), do Fórum Nacional dos Diretores de Contabilidade e Finanças das Universidades Federais (FONDCF), do Fórum dos Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários (Fordhov) e do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad).

Compartilhar