Andifes se reúne com ministro do Tribunal de Contas da União Aroldo Cedraz

A diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), representada pelo presidente Alan Barbiero (UFT), 1ª vice-presidente Ana Dayse Dorea (Ufal) e segundo vice-presidente Flávio Antônio dos Santos (Cefet-MG), participou de audiência com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Aroldo Cedraz na tarde desta quarta-feira (2), em Brasília.
 
Primeiramente, o reitor Alan Barbiero relatou ao ministro Aroldo Cedraz todo o trabalho que os reitores, por meio da Andifes, estão fazendo para evoluir nos termos do Acórdão 2731, de dezembro de 2008, ressaltando o compromisso da Associação na busca de soluções para o tema.
 
A diretoria também apresentou, por escrito, uma defesa sobre a importância, a necessidade e a legalidade das fundações de apoio serem contratadas para atividades de desenvolvimento institucional, incluindo ações de natureza infra-estrutural das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).
 
Outro ponto abordado na reunião foram as impressões do TCU sobre o Plano de Providências relativo ao Acórdão 2731 apresentado pelo Ministério da Educação (MEC), que contou com colaborações da Andifes. A Associação participou, durante todo este ano, de uma construção conjunta com o Ministério das proposições acerca do que foi apontado no Acórdão de 2008.
 
De acordo com o presidente da Andifes, a reunião também serviu para buscar estratégias para um regime de transição entre a situação atual das Ifes e a efetivação das medidas apontadas no Plano de Providências relativo ao Acórdão.
 
Na ocasião, o ministro Aroldo Cedraz também entregou à Andifes, em primeira mão, o Acórdão sobre os Hospitais Universitários. Na avaliação do reitor Alan Barbiero, o TCU está satisfeito com a evolução dos trabalhos, porque percebeu o compromisso do MEC, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e dos reitores, no sentido de buscar soluções para a administração das universidades, dentro dos limites impostos pelo Acórdão do TCU.
 
O ministro Aroldo Cedraz foi convidado para participar da reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes do mês de fevereiro para falar sobre o Acórdão 2731 e sobre o Acórdão referente aos Hospitais Universitários.