Andifes sedia reunião do Forproex e Copropi

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), sediou essa semana duas reuniões entre representantes do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (FORPROEX) e do Colégio de Pró-reitores de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (COPROPI). Em discussões paralelas dos grupos, foram debatidas as propostas para melhoria na qualidade dos programas de extensão e pós-graduação das Universidades Federais.

 

A reunião da coordenação executiva do FORPROEX foi o primeiro encontro da nova gestão administrativa dos pró-reitores, que tomou posse no último dia 04 de maio. A prioridade da reunião foi discutir a agenda estratégica de tarefas que deverão ser executadas até maio de 2013.

 

Na ocasião a presidente do fórum, professora Sandra de Deus, entregou ao secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, a Carta de Manaus, documento com todas as ações voltadas para a política de extensão das universidades, firmadas no XXXI Encontro Nacional do FORPROEX.

 

O debate na sala que recebeu os membros do COPROPI tratou da elaboração das novas diretrizes para reconhecimento dos títulos de pós-graduação do exterior. Para a presidente do COPROPI, professora Divina das Dores, o documento com as sugestões consensuais debatidas na Andifes será levado ao Conselho Nacional de Educação, para que no futuro dê amparo unificado a todas as universidades.

 

Ainda trabalhando dentro do projeto da Andifes, a COPROPI apresentou propostas de como a pós-graduação, pesquisa e inovação vão contribuir para o Programa de Expansão, Execelência e Internacionalização das Universidades Federais elaborado pela Andifes, e que propõe uma construção estratégica das universidades diante da realidade sócio-política atual.