Andifes terá BNDES como parceiro no Programa de Apoio à Pós Graduação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá participar do Grupo de Estudo do Programa de Apoio à Pós-Graduação das IFES (PAPG). A parceria foi acordada em reunião realizada na manhã desta quarta-feira,17, em Brasília, com a participação do presidente da Andifes, reitor Amaro Lins, da UFPE, do reitor Ivonildo Rêgo, da UFRN,  e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

O BNDES demonstrou interesse em participar do programa, indicando como  representante nas reuniões do grupo de estudo o Superintendente da Área de Inclusão Social, Ricardo Ramos.

Em março deste ano, o PAPG foi apresentado ao Presidente Lula, que achou a proposta interessante e deu orientação para que fosse feito contato com os atores envolvidos. O Programa tem como meta consolidar e expandir programas de formação pós-graduada, contemplando a correção das diferenças regionais e das áreas de conhecimento. Procura também atender à demanda de pessoal qualificado para a implementação das políticas industrial e de desenvolvimento em Ciência e Tecnologia no País, como o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC).

A Andifes busca parceria com o BNDES, no sentido de estabelecer uma sintonia entre o crescimento industrial e o ambiente de inovação tecnológica desenvolvido nas universidades federais. Além disso, torna-se cada vez mais crescente a necessidade de um estreitamento das relações entre as instituições federais de ensino superior e o setor produtivo.

Além do BNDES, participam do Grupo de Estudo do PAPG, integrantes do Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Confederação Nacional da Indústria.