Andifes visita comissões da Câmara dos Deputados

Os representantes da Andifes reitores Amaro Lins (UFPE), Edward Madureira Brasil (UFG), João Cousin (FURG), Álvaro Prata (UFSC), a presidente do Fórum de pró-reitores de Graduação (Forgrad) Sandramara Matias Chaves e o secretário executivo Gustavo Balduino, se encontraram, no dia 25 de março, com a direção das Comissões de Educação e Cultura (CEC) e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), na Câmara dos Deputados, para lhes apresentar pautas importantes da agenda da Associação neste ano.
Às 16h, os membros da Andifes se reuniram com os deputados Eduardo Gomes (PSDB-TO), Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), Cida Diogo (PT-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) que compõem a direção da CCTCI. Em referência à crise mundial, Raquel Teixeira afirmou que a solução passa pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. “A Comissão está desejosa dessa aproximação mais forte e estruturada com as universidades. Queremos trocar sugestões, opiniões e definir uma pauta de trabalho”, afirmou a primeira vice-presidente da CCTCI.
O presidente da Andifes, reitor Amaro Lins falou sobre a estruturação do Programa de Apoio à Pós-Graduação nas IFES (PAPG-IFES) e as dificuldades enfrentadas pelas universidades federais frente ao Acórdão 2731 do TCU, como a questão do relacionamento com as Fundações de Apoio à Pesquisa. O reitor Edward Madureira (UFG), 1º vice-presidente da Andifes lembrou da relação entre universidade e empresa, que, segundo ele, ainda é muito fraca, e pediu apoio para este aprimoramento. O reitor João Cousin (FURG), 2º vice-presidente da Andifes resumiu a importância do apoio à Ciência e Tecnologia: “O que se discute aqui é um desafio, que determina quais países podem se integrar nesse mundo globalizado e participar do desenvolvimento”.  O presidente da Comissão da Câmara, deputado Eduardo Gomes afirmou que há o interesse em dividir tarefas e estabelecer na comissão uma rotina de debates sobre os temas, cedendo o espaço que as universidades merecem.

Comissão de Educação e Cultura
Após a reunião com os membros da CCTCI, os membros da Andifes, agora também com o reitor Ronaldo Pena (UFMG) foram à Comissão de Cultura e Educação (CEC) e conversaram com os deputados Maria do Rosário (PT/RS), Fátima Bezerra (PT/RN) e Lobbe Neto (PSDB/SP). A presidente da Comissão, Maria do Rosário pediu apoio da Andifes em relação ao piso salarial nacional dos professores, para começar a estruturação de uma carreira para os docentes da educação básica. A deputada também pediu opiniões da Andifes sobre a Reforma do Ensino Superior. Outra questão levantada pela deputada e que o presidente da Amaro Lins concordou ser prioridade para a entidade é a formação de professores.

D.R.U.
Antes das reuniões, os reitores Álvaro Prata (UFSC), João Cousin (FURG) e Maria Lucia Cavalli (UFMT) representaram a Andifes na audiência em que o presidente da Câmara, Michel Temer, recebeu o ministro da Educação, Fernando Haddad, para tratar da votação da PEC 277/08, que prevê o fim da Desvinculação de Receitas da União (DRU) incidente sobre a Educação. Michel Temer recebeu dos deputados Maria do Rosário e Gastão Vieira documento sobre a PEC e, depois de discurso do ministro, afirmou: “Eu imediatamente pauto este projeto”.