Ano letivo 2010 da UFC começa com 19 novos cursos

Ano letivo 2010 da UFC começa com 19 novos cursos

Com 19 novos cursos de graduação, de um total de 100, a Universidade Federal do Ceará inicia na próxima quinta-feira (18) o primeiro semestre letivo de 2010. Os coordenadores dos cursos nos campi de Fortaleza, Cariri, Sobral e Quixadá preparam aula inaugural para receber os alunos. Dentre os novos cursos estão Gastronomia, Artes Cênicas e Design de Produtos.

O de Gastronomia foi o quarto mais concorrido no último vestibular da Universidade, perdendo apenas para Medicina (Cariri), Psicologia e Fisioterapia. O curso vem preencher uma lacuna no mercado cearense. O profissional de Gastronomia (gastrônomo ou gastrólogo) atua na seleção dos alimentos e bebidas, preparação e montagem dos pratos e organização dos cardápios e cartas de vinhos. É responsável ainda pelo gerenciamento e organização de cozinhas e restaurantes. A coordenação do novo curso prepara a Semana Degustação, de 18 a 26 de fevereiro, no Centro de Ciências (Bloco Didático), com programação que inclui oficinas, seminários e discussão do projeto pedagógico, tendo como convidados proprietários de restaurantes.

Com aulas de Interpretação, direção, corpo, voz, história do teatro, na perspectiva de possibilitar uma plural e significativa formação cênica, o curso de Artes Cênicas (Licenciatura em Teatro) terá como meta aliar a formação docente e artística, com ênfase na linguagem teatral. Os egressos atuarão em escolas, centros culturais e universidades. A Coordenação do novo curso agendou um espetáculo, às 19h do dia 18, para receber os alunos. "No ato", texto de Nelson Rodrigues e Ricardo Guilherme, é o título da peça que será encenada no Teatro Universitário Pachoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210) por Ricardo Guilherme. No dia 19, às 19h, no mesmo local, a agenda prevê a conferência "Mito e Rito no Teatro", com Orlando Luiz de Araújo, professor de Língua e Cultura Clássica da UFC. Haverá sarau festivo com performances poéticas e musicais.

O Curso de Design de Produtos (Tecnólogo) funcionará em Juazeiro do Norte e foi concebido para formar profissionais voltados para dois segmentos que se destacam no Cariri: joias e calçados. O tecnólogo em Design de Produto terá conhecimentos dos processos industriais relativos aos produtos, com domínio das linguagens visuais e culturais locais e regionais. Em sua primeira semana de atividades, o novo curso receberá o designer cearense Cláudio Quinderé. Ele apresentará sua marca, seus produtos e falará da importância do processo criativo na produção de jóias, nos dias 25 e 26 de fevereiro. Além de palestras, haverá apresentação e discussão sobre o conteúdo de um vídeo e oficina de criatividade.

Os outros novos cursos do Campus de Fortaleza são: Cinema e Audiovisual, Biotecnologia, Ciências Ambientais, Engenharia Ambiental, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Petróleo, Fisioterapia, Letras/Espanhol, Letras/Inglês e Sistemas e Mídias Digitais. No Cariri serão quatro novos cursos: Comunicação Social/Jornalismo, Educação Musical e Engenharia de Materiais, além de Design de Produto. Em Quixadá funcionarão Engenharia de Software e Redes de Computadores, e em Sobral, Finanças.

Compartilhar