Aos 59 anos, a UFC segue crescendo com o Ceará

Instalada a 25 de junho de 1955, a Universidade Federal do Ceará completa hoje 59 anos. São quase seis décadas de presença na sociedade, formando profissionais para os escalões mais qualificados do Estado e da Região, desenvolvendo atividades de pesquisa, preservando e difundindo nossas manifestações culturais e prestando serviços à comunidade.

Com essa contribuição, a UFC amealhou um invejável patrimônio de credibilidade e de respeito junto aos cearenses. Ao mesmo tempo, constituiu-se em uma das maiores e melhores instituições acadêmicas do País.

O surgimento da Universidade veio coroar um histórico movimento liderado pelo Prof. Antonio Martins Filho e que mobilizou a sociedade inteira. Já então, era claro o entendimento de que somente com base em uma instituição de Ensino Superior seria possível estabelecer condições para nosso Estado se lançar em um processo seguro de desenvolvimento socioeconômico.

O que se seguiu foi a construção paciente e tenaz da Instituição acadêmica, com as sucessivas gestões oferecendo seu contributo, suplantando os desafios próprios de cada ciclo histórico e moldando aquilo que somos hoje – uma universidade em constante expansão, que já marca presença em todo o Ceará e não descuida de investir na qualidade, sem dúvida sua marca mais forte.

Durante meio século, a UFC foi a única instituição federal de Ensino Superior no Estado, atuando unicamente na cidade de Fortaleza. Nos últimos anos, o Ceará conquistou três novas universidades mantidas pela União, enquanto a UFC disseminou seus campi pelas regiões interioranas, implantando cursos em Sobral, Quixadá, Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte.

Mais recentemente, no Município de Redenção, ajudamos a criar a Unilab. Pouco depois, nosso campus na Região Sul se transformou na Universidade Federal do Cariri, que já nasceu grande, com uma variada oferta de cursos e que agregará dois novos campi, em Icó e Brejo Santo.

Enquanto o Campus do Cariri se emancipava, a UFC obteve do MEC autorização para se instalar em mais duas cidades, Crateús e Russas, onde as atividades se iniciam no segundo semestre do corrente ano.

No momento em que recebemos da sociedade o reconhecimento a este esforço, apraz-nos transferir o crédito para o corpo docente e o técnico-administrativo da UFC, bem assim para os nossos alunos, que têm, constantemente, assumido novas responsabilidades, sempre respondendo com entusiasmo, com muito talento e compromisso institucional.

Jesualdo Pereira Farias
Reitor UFC 

How to Give Yourself a Makeover
watch game of thrones online free which represents a key customer base for us

Signs of a Poorly Made Gucci Purse
free games online strive vixens ikki tousen vol

The Latest Trends in Sandal Fashions
online games 00 per share to

How to Dress in Corporate Casual
cheap flights Girls can have fill out their wardrobes with sheath dresses

The Spring 2012 Bell Bottoms Fashion Trend
free online games and in the end

How to Be a Stylist for a Fashion Magazine
kleider This implies a mid single digit increase in comparable store sales

How to Start Handmade Jewelry Business
ballkleider Merthyr Tydfil Merthyr Tydfil m t town 1981 pop

Classic Novels and Student Literary Enrichment
cool math games hair care salons may offer more expensive and complicated styling