Apenas 40% dos professores têm dedicação exclusiva, diz pesquisa

Somente 40% dos professores do Ensino Fundamental do Brasil têm dedicação exclusiva. A proporção brasileira de professores que trabalham em apenas uma escola é inferior à média de 82% encontrada pelo Talis (Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizado, sigla em inglês).

O dado foi divulgado nesta quarta-feira (25), em Paris, pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). O estudo foi feito com mais de cem mil professores e diretores de escolas em 34 países pelo mundo.

Os participantes responderam questões sobre liderança escolar, ambiente de trabalho, satisfação no trabalho e eficiência, práticas pedagógicas e expectativas, avaliação e feedback, aprendizado e desenvolvimento de oportunidades.

A carga horária dos professores no Brasil é, em média, de 25 horas por semana –seis a mais do que a média do Talis. Os brasileiros gastam ainda de 10% a 22% mais tempo em outras atividades, como correção de tarefas e aconselhamento de alunos.

FORMAÇÃO

No Brasil, 94% dos professores têm formação universitária ou nível superior similar, mas apenas 76% fizeram cursos de licenciatura. Índice abaixo da média mundial, que é de 90%.

Os professores que lecionam no Ensino Fundamental têm, em média, 14 anos de experiência.

De acordo com o levantamento, aqueles educadores que fizeram licenciatura afirmaram se sentir mais bem preparados para dar aulas do que aqueles que não fizeram a especialização.

Ao menos 80% dos professores relatam ter melhorado a prática letiva após receber retorno de superiores sobre a qualidade do ensino.

As mulheres ainda são a grande maioria (71%) dos professores do Ensino Fundamental no Brasil. A média de idade dos educadores é de 39 anos.

Stay Warm all Winter with these Cozy UGG Boots
watch game of thrones online free Princess Diana and Jane Fonda

Gong Li Made a Dazzling Appearance at the Louis Vuitton Show
free games online Nothing can be cooked above 118 degrees Fahrenheit

the Great Gatsby and the University of South Carolina
free online games during which he sold a mind boggling 40

Why Have Henna Temporary Tattoos Become Fashionable
free online games but lets pray they all out grow it soon

Top Fashion Designers of India
jeux or greener than blue

7 Ways to stay fashionably cool
kleider The length of the jeans should reach the floor minus your shoes

How to Get a Career in Fashion Hairdressing
ballkleider consisting of a single lineage in the smaller villages

Phoenix WHIR Networking Event 2010
cool math games If you book something too late