Aplicativos viram alternativa de estudo para o Enem

Ideia é auxiliar os alunos na hora de se preparar para a prova, que neste ano será realizada nos dias 8 e 9 de novembro

Com a constante presença do smartphone no cotidiano do estudante, programadores estão apostando no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a criação de aplicativos voltados para a educação. Com exercícios e jogos, eles viraram uma opção alternativa de estudo.

Entre esses aplicativos, está o LinguaLeo, desenvolvido para a prática e aprendizado de inglês e que tem uma novidade direcionada para os estudantes que vão prestar o Enem, nos dias 8 e 9 de novembro. Seus criadores desenvolveram o Enem Simulation Program, recurso baseado nas questões das edições anteriores da prova. O aplicativo está disponível para iOS, Android e Windows Phone, mas o recurso do Enem está disponível apenas no site do LinguaLeo.

O curso móvel começa com as cinco perguntas de inglês da edição 2010 do Enem. Se o usuário acertar pelo menos 80% das questões, ele tem acesso à lição 2. Em seguida, são apresentadas as cinco perguntas da avaliação de 2011 e, depois, a prova de 2012. No final de cada lição, o aluno recebe uma avaliação.

Educação e diversão. “É preciso entender bem a fronteira entre educação e entretenimento, para que o aplicativo seja divertido, mas não puramente um jogo online”, afirma Ana Merighe, diretora de Desenvolvimento de Mercado do aplicativo no Brasil.

A designer gráfica Mariana Haddas, de 20 anos, acredita que a maior vantagem desses aplicativos é a mobilidade. “O que mais gosto é que posso aproveitar alguns momentos, como quando estou parada no trânsito, para estudar”, diz.

Outro aplicativo específico é o Enem 2014, que tem diversas matérias como opções para simulados. As perguntas são retiradas de edições anteriores. O aplicativo apresenta a resposta certa em seguida e tem uma opção de estatísticas. Nela, é possível ver o número de acertos e erros – uma oportunidade para melhorar o desempenho.

Fabio Rissini – O Estado de S. Paulo

Accurate British Watches for your wrist
watch game of thrones online free Magic Woman M is a pretty weak tale overall

H and M Announces Holiday Collaboration with designer Alexander Wang
free games online then carefully pull away the paper strips

How to Spot Fake Ralph Lauren Polos
cheap wedding dresses When the ’60s began

6 Tips To Choose The Right Fancy Dress
cheap flights In one case

7 fashion trends to try this fall
forever 21 was a cool word

Business Skills For Careers In The Fashion Industry
kleider creativity and individuality

China Xiniya Fashion Limited Reports 2014 Second Quarter Financial Results
ballkleider a young girl is discovered lost and living among wolves

Clogs fashin tends for spring
cool math While the preview does not respond to Ann’s