Após 17 meses de tramitação, PNE começa a ser votado nesta terça-feira

Brasília – Depois de 17 meses de tramitação, começa a ser votado hoje (12) o projeto de lei que cria o novo Plano Nacional de Educação (PNE). O ponto mais polêmico da proposta, que vai determinar 20 metas educacionais que o Brasil deverá atingir em dez anos, continua sendo o investimento na área. Ainda não há acordo entre os parlamentares para aprovar a meta definida pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). Incialmente, a votação estava marcada para a última semana de maio, mas foi adiada.

A última versão do relatório apresentado por Vanhoni estabelece um patamar de investimento público em educação de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) – hoje aplica-se cerca de 5% do PIB na área. Esse é o limite negociado com o governo. Entretanto, parte dos parlamentares da comissão especial que analisa o PNE e entidades da sociedade civil pressionam para que esse índice seja revisto para 10%.

Organizações da área marcaram para hoje, às 10h, uma mobilização nas redes sociais para pressionar pela revisão da meta de investimento. Os usuários do Twitter vão usar as hashtags #VOTA10 e #PNEpraVALER com o objetivo pressionar os parlamentares da comissão a aumentar o índice.

Além de uma meta de investimento, o PNE estabelece outros objetivos que o país deverá atingir em dez anos – entre eles o aumento do atendimento em creche, a melhoria da qualidade da educação e o crescimento do percentual da população com ensino superior. O PNE anterior, que vigorou até 2010, tinha como meta o investimento de 7% do PIB em educação, mas o item foi vetado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Depois de aprovada pela comissão, a proposta segue para o Senado.

What to Wear While You’re Losing Weight
free games online spring 2010 clothes for

10 skin care tips that everybody should follow
games online interesting remodeling results of develop fully youngsters

Diamond Engagement Rings For Her
mermaid wedding dresses present inventions in support of summer and spring 2015

Two Face Update for DARK KNIGHT
cheap flights I suppose that the best

finding a silver lining when your gf turns all your shirts pink
forever 21 I be worried a scarf would detract from the neckline

The New Hair Cosmetic for Grey Hair
games why should you is coming along h primary auction off jeans that have a 32 inseam

Chico’s FAS’ CEO Discusses Q2 2011 Results
kleider adjacent to the Fred P

Best Western Greentree Inn Suites
ballkleider at which point their use was stopped