Após pressão, USP vai discutir adoção de cotas raciais nesta 3ª

O Conselho Universitário da USP (Universidade de São Paulo) vai seu reunir nesta terça-feira (25) para discutir a adoção de cotas no próximo vestibular da instituição.

Esta será a primeira vez que o Conselho –principal instância da USP– vai debater o tema desde a criação do Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP), em 2006.

A reunião será no prédio da reitoria da universidade, no Butantã, zona oeste de São Paulo, às 14h.

Na semana passada, a Frente Pró-Cotas Raciais da USP conseguiu aprovar que o tema entrasse na pauta da reunião após a coleta de assinaturas de mais de 20% dos membros do Conselho, como prevê o regimento interno do órgão.

Em maio, a Faculdade de Direito aprovou uma menção de apoio à adoção de cotas raciais, sociais e para deficientes físicos. Diferentemente da maioria dos dirigentes da USP, a unidade já havia se mostrado aberta à modalidade. Em 2005, criou um mestrado com cotas.

STF

No dia 26 de abril passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu por unanimidade que o sistema de cotas raciais em universidades é constitucional.

Depois de dois dias de julgamento, prevaleceu a tese de que a reserva de vagas em instituições de ensino público busca a chamada “igualdade material”: a criação de oportunidades para quem não as tem em situações normais.

A decisão foi motivada por uma ação proposta pelo DEM contra o sistema de cotas adotado pela UnB (Universidade de Brasília) desde 2004, que reserva 20% de suas vagas para autodeclarados negros e pardos. Também oferece outras 20 vagas por ano para índios, cujo processo de seleção é distinto do vestibular.

Coach and Nike sneakers found in bust
watch game of thrones online free make the shopping a game

Boutique Clothing Fashion Style Dynamic Free Tips
free games online hostels for visitors

H Fashion Against AIDS Campaign
free online games if it is color that Anna is referring to

2010 Jolidon Prelude Designer Swimsuits and Monokinis
cheap bridesmaid dresses Abercrombie Fitch NYSE

Day in the Life of a Menswear Designer
cheapest flights like a leather jacket

A Serious Look at Sirius After Its Fall Below
onlinegames Only 20 minutes from downtown Scottsdale and Fashion Square Mall

Special Professionals for Big Purpose
jeux Launching a clothing line takes lots of talent and enthusiasm

Style or a Fashion Blunder
games 4 sleeve excursion tech polo