Aprimoramento do processo seletivo de ingresso nas universidades é pauta de reunião da Andifes

A LXXVIIIª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) ocorre nos próximos dias 6 e 7, às 10h, na sede da Associação, em Brasília, e tem como pautas o aprimoramento do processo seletivo das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), autonomia universitária e execução orçamentária 2008/2009.

O ministro da Educação, Fernando Haddad e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Reynaldo Fernandes participarão da reunião, a partir das 15h, para apresentar a proposta do novo modelo de processo seletivo aos reitores e sanar possíveis dúvidas. A secretária de Educação Superior Maria Paula Dallari Bucci e o secretário executivo do MEC José Henrique Paim também participam da reunião da Andifes.

Processo seletivo

O ministro Fernando Haddad lançou a proposta de mudança no acesso às universidades pela primeira vez em solenidade na Andifes, no dia 11 de março. Depois, convidou a diretoria executiva da Associação para reunião no MEC no dia 25 de março, quando explicou sua idéia. As diretrizes da proposta foram enviadas à associação formalmente na última segunda-feira, dia 30 de março. A Andifes repassou o documento elaborado pelo MEC às universidades e marcou o início da discussão para a próxima reunião do Conselho Pleno da entidade, quando o próprio ministro apresentará a proposta ao conjunto de reitores.

A discussão sobre os modelos de acesso às universidades federais é um debate permanente nas Ifes. Os atuais modelos, por exemplo, são frutos de aprimoramentos realizados ao longo dos anos pelas universidades. Por este motivo, trata-se de um tema de interesse da Andifes, que, por meio de debates, consultas e troca de experiências começará a avaliar a proposta.

Ainda na reunião do Conselho Pleno, a direção da Andifes apresentará uma proposta de realização de seminário para o final do mês de abril. A idéia é que, depois de iniciados os debates sobre o tema nas IFES, um seminário envolva outros atores relacionados ao processo, como estudantes, representantes do Ensino Médio, parlamentares, e estes também participem da discussão sobre um novo modelo de acesso ao ensino superior. Portanto, a reunião dos dias 6 e 7, é para aprofundar o conhecimento da proposta e não para deliberar sobre o tema.

Autonomia universitária

Em reunião da Comissão de Autonomia da Andifes no dia 11 de março, a equipe analisou o decreto sobre autonomia universitária enviado pelo MEC e enviou sugestões à secretária Maria Paula. Agora, a discussão sobre autonomia continua, com a presença de Maria Paula Dallari.

 

Execução Orçamentária

O secretário executivo do MEC José Henrique Paim também participará do Conselho Pleno esclarecendo pendências relativas ao orçamento de 2008 das Ifes e tratando também do orçamento de 2009.