Aprovada criação do Colégio de pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Ifes

O Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aprovou, em sua última reunião ordinária, realizada nos dias 18 e 19 de agosto na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) a criação do Colégio de pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior, o Copropi-Ifes. O coordenador do grupo será o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, Hélio Leães.

O fórum terá por atribuições assessorar a Andifes nos assuntos relacionados às áreas de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, identificando as necessidades nacionais e regionais em tais áreas, propor às agências de fomento a adoção de políticas para implementação das soluções apresentadas, elaborar estudos e projetos de desenvolvimento nas áreas de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, estimular e promover intercâmbios e cooperações de interesse dos órgãos da área de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Ifes e contribuir para a disseminação e divulgação da produção de Ciência e Tecnologia das Ifes.

O colégio terá reuniões ordinárias semestrais e extraordinárias por convocação da Andifes e o seu coordenador será o representante das Ifes no Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior brasileiras, o Foprop, do qual os pró-reitores das federais continuam participando.

De acordo com Hélio Leães, a criação do Colégio é uma antiga reivindicação dos pró-reitores, com o objetivo de terem um ambiente junto à Andifes para discutir especificidades do sistema federal de Educação Superior em relação à pesquisa, pós-graduação e inovação. O presidente da Andifes, reitor Alan Barbiero (UFT) considera este um passo muito importante, pois poderão ser aprofundadas demandas das universidades federais, o que era mais difícil no ambiente heterogêneo do Foprop.

Pautas do Copropi
O presidente da Andifes e o coordenador do Copropi destacaram a importância do Colégio na implantação do Programa de Apoio à Pós-Graduação das Ifes (PAPG-Ifes), proposta da Associação para alavancar a criação de cursos de mestrado e doutorado afim de corrigir assimetrias entre as regiões do país e entre áreas do conhecimento no que tange à pós-graduação. “A criação do Copropi é fundamental, especialmente neste momento, com o PAPG-Ifes. Este Colégio vai nos ajudar muito”, afirmou o presidente da Andifes, reitor Alan Barbiero.

Segundo Hélio Leães, além do PAPG-Ifes também serão pautas do Colégio discussões como a revalidação de diplomas estrangeiros de pós-graduação, a inovação tecnológica e o fortalecimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica (Nits). “Queremos discutir aspectos com o apoio da Andifes e ser um Colégio pró-ativo na sugestão de políticas públicas para a pesquisa, pós-graduação e inovação tecnológica”, afirmou o pró-reitor.