As universidades e a ditadura

Os resultados das intervenções da ditadura nas universidades ainda estão presentes entre nós; em muitos aspectos, as estruturas universitárias atuais são heranças daquele período. Entretanto, inicialmente, os vencedores de 1964 não tinham clareza sobre o que fazer, salvo a ânsia de “limpar” o país de inimigos reais e imaginários.

Eles constituíam uma frente heterogênea: liberais, conservadores, reacionários, nacionalistas autoritários e até alguns reformistas moderados receberam com alívio a queda do então presidente João Goulart. O único consenso era negativo: destituir governo acusado de conduzir o país a uma guinada esquerdista, temor que se expressou em linguagem anticomunista.

A política universitária da ditadura resultou do contraste entre opiniões divergentes no próprio Estado autoritário, da pressão do movimento estudantil e, paradoxalmente, da apropriação de ideias gestadas no pré-1964, inclusive o conceito de reforma universitária.

Além de as universidades reunirem inimigos do novo regime, o que as tornava alvos privilegiados das primeiras operações de expurgo, elas ocupavam lugar estratégico na formação das elites intelectuais e políticas do país.

Assim, eram indispensáveis ao projeto desenvolvimentista autoritário dos militares (e aliados civis), sobretudo no contexto do “milagre” econômico, que demandou ampliação drástica de técnicos e profissionais com formação superior.

Como resultado, ao fim dos 15 primeiros anos da ditadura, o número de universitários havia aumentado em 1.000%.

A reforma imposta pela ditadura teve outros aspectos relevantes: criou-se o sistema de vestibular unificado; reformou-se a carreira dos docentes, com dedicação integral e salários aumentados; implantou-se um sistema nacional de pós-graduação; expandiu-se o número de bolsas para incentivar a pesquisa e a pós-graduação; construíram-se novos campi; e aumentaram-se os laços com instituições estrangeiras.

Porém, simultaneamente à modernização, as universidades foram intensamente atingidas pela repressão. Mais de mil estudantes foram afastados, assim como aproximadamente 300 docentes, entre demitidos e aposentados compulsoriamente, além de outros –em número difícil de precisar– tiveram a contratação barrada. Ademais, uma proporção elevada dos mortos ou desaparecidos por ação das forças repressivas pertencia à comunidade acadêmica, na esmagadora maioria estudantes universitários.

Não obstante a violência, que nunca poderá ser subestimada, a ditadura adotou estratégias para suavizar suas relações com a comunidade universitária. Para além da repressão, houve também jogos de acomodação envolvendo o Estado e as elites acadêmicas. Aliás, a faceta modernizadora da ditadura tinha também motivações políticas: era uma tentativa de compensar a violência imposta a segmentos da comunidade universitária.

Tais políticas de acomodação incluíram várias iniciativas, desde o Projeto Rondon, que visava “integrar” os estudantes aos valores do regime, até a estratégia de evitar demissões ou permitir contratações de alguns docentes visados.

Por isso, nas universidades, assim como em outros meios acadêmicos e intelectuais, as atitudes diante da ditadura variaram entre adesão, resistência e acomodação. Quadro complexo, que não comporta análises simplificadoras.

É fundamental levar em conta as estratégias de acomodação, inclusive para compreender como se viabilizou a peculiar transição democrática brasileira, que logrou devolver o poder aos civis em ritmo lento, ao mesmo passo que blindou as forças repressivas contra punições.

Nos dias que correm, trata-se de superar os restos do legado autoritário e orientar a infraestrutura herdada em benefício da sociedade.

 

RODRIGO PATTO SÁ MOTTA, 48, é professor associado de história da Universidade Federal de Minas Gerais e autor de “As Universidades e o Regime Militar”

Publicação Folha de São Paulo

 

Wholesale fashion jewelry Rainbow Fluorite from www
watch game of thrones online free Women clothing was more varied in style and much more elaborate

The 5 Most Intense Rites of Passage from Around the World
free games online Welcome to Part one of my personal guide to scoring

How to Add Fresh Flair to an Old Outfit
cheap prom dresses snake see guys embossed snake skin tone belt

Fashion Blogs and Their Influence On The Fashion Industry
cheap flights 6 anime letters persons covertly identify captivating

The Widest Gino Green Global
forever 21 Since the advent of online shopping

Home Remedies for Dry Itchy Skin on Elbows
jeux fr If there is one way to bring out your individuality

Can A Network Marketing Business REALLY Be Run Exclusively Online
ballkleider in the region of teens identity community

2 Shoes Are Unbeatable Footwear Items
games it’s physical manifestation would reflect that