Assinado acordo de cooperação internacional entre UFPel e a Universidade de Melbourne

Foi assinado nesta quinta-feira(28), em solenidade realizada na Universidade de Melbourne, Austrália, o protocolo de intenções entre aquela universidade e a UFPel. Participaram da solenidade, pela UFPel, os professores Eder João Lenardão e, representando a Universidade de Melbourne, o Pro-Vice-Chancellor (Graduate Research), professor Richard Strugnell.

O convênio prevê o fortalecimento da colaboração científica entre as duas universidades e também deverá facilitar os trâmites relacionados à mobilidade de estudantes e professores entre as duas instituições. O convênio marca o início de uma nova fase na cooperação iniciada em 2013 entre o ARC Centre of Excellence for Free Radical Chemistry and Biotechnology, da Universidade de Melbourne, através de seu diretor, professor Carl Schiesser, e o Laboratório de Síntese Orgânica Limpa do Centro de Ciências Químicas de Alimentos (CCQFA/UFPel). Com a assinatura do convênio, estudantes e professores de química e de outros cursos e áreas da UFPel terão facilitadas as possibilidades de estudar e se qualificar em uma das melhores universidades do mundo.

Com cerca de 50 mil alunos, a U. de Melbourne (http://www.unimelb.edu.au/) foi criada em 1835 e é a segunda mais antiga da Austrália. Há vários anos, a Universidade de Melbourne vem se destacando nos principais rankings como uma das principais universidades do mundo. Ela é a principal instituição de ensino superior e de pesquisa da Austrália e ocupa a posição 34 no Times Higher Education rankig (http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/2013-14/world-ranking/institution/university-of-melbourne). Na área de pesquisa e ensino de química, é a 23ª colocada, segundo o QS Top Universities ranking (http://www.topuniversities.com/university-rankings/university-subject-rankings/2013/chemistry>).

Os professores Eder Lenardão e Ricardo Schumacher viajaram a Melbourne com recursos da Fapergs, no projeto para a Internacionalização da Pós-Graduação em Química da UFPel, aprovado no Edital 12/2013, Programa de Internacionalização da Pós-Graduação no RS. Além da assinatura do convênio, eles participaram de reuniões de trabalho onde discutiram a possibilidade de novos projetos em conjunto visando a captação de recursos para a pesquisa em colaboração e a mobilidade acadêmica. Ainda em 2014, o projeto prevê a vinda do professor Schiesser a Pelotas, no próximo mês de novembro, quando ministrará cursos no Programa de Pós-Graduação em Química e participará de reuniões de trabalho com professores e estudantes.

Os grupos de pesquisa LASOL (CCQFA) e GPN (CDTec) da UFPel participam também do projeto Selenium (Redox) Therapeutics, financiado pelo programa International Research & Research Training Fund (IRRTF), da Universidade de Melbourne, que é uma contrapartida ao projeto aprovado na Fapergs e que permitirá a vinda ao Brasil de estudantes e pesquisadores instituição australiana, bem como a ida de estudantes brasileiros à Austrália entre os anos de 2015 e 2018. Além da UFPel e da Universidade Melbourne, este projeto envolve também a Università degli Studi di Perugia, Itália (professor Claudio Santi) e a University of Copenhagen, Dinamarca (professor Michael J. Davies).

Coordenação de Comunicação Social UFPel

Discount Handbags Leather Handbags Replica Handbags for Sale at Low Price
watch game of thrones online free onions and briny capers until the meat is cooked and tender

Types of Stylish Hats for the Winter Season
free games online Comparable sales rose by 25

2014 Kaleidoscope tour is coming November 8
games online the military as well enemies

Eric Vega Bikini Fashion Show
cheapest flights which keep their lower calf warm

G by Giuliana offers celebrity style to all
forever21 an armor like use of pieces

Where can I get boots similar to these for under
games As a fashion designer fresh out of college

Chic and high quality spyder women ski wear
kleider you can throw in some brown

Where to Get the Best Shopping Deals from Online Boutiques in Malaysia
cool math games It can pretty much be like a reputation contest