Ato de doação de área da Chesf para a Univasf confirma implantação do campus de Paulo Afonso

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abre um novo ciclo de expansão, cujo marco foi a solenidade de assinatura do Termo de Posse Prévia do terreno doado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) à Univasf para a construção do campus de Paulo Afonso (BA). O evento realizado ontem (14) marcou a entrada da universidade no município e reafirma projeto da Reitoria de consolidação das parcerias interinstitucionais, com foco no desenvolvimento do semiárido nordestino. A cerimônia realizada na área onde será edificado o campus contou com a participação do prefeito Anilton Bastos, vice-prefeito Jugurta Nepomuceno, presidente da Câmara Municipal, Marcondes Francisco dos Santos e demais vereadores, secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, deputado federal Josias Gomes, deputados estaduais Paulo Rangel, Mario Negromonte Junior, Fátima Nunes, e comitivas da Univasf, representada pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima, e da Chesf, pelo diretor-administrativo José Pedro de Alcântara.

A implantação de um novo campus da Univasf foi anunciada em março deste ano, no entanto a efetivação da proposta em Paulo Afonso foi viabilizada em virtude da iniciativa de parceiros que garantiram a formação de uma base para estruturação do projeto apresentado pela Univasf ao Ministério da Educação. “A nossa parceria com Paulo Afonso é antiga, sólida, consistente. A vinda da Univaf nos ajuda para que a gente possa consolidar mais esta parceria; estamos dando a este terreno uma destinação nobre, investindo numa educação de qualidade que a gente sabe que a Univasf proporciona”, disse o diretor-administrativo da Chesf José Pedro de Alcântara.

Além da contribuição da Chesf para a implantação do campus de Paulo Afonso, a Univasf também recebeu apoio da Prefeitura Municipal, que se comprometeu em fornecer a infraestrutura urbana e as instalações físicas para o funcionamento de restaurante universitário. “O nosso compromisso vai ser cumprido e assim que forem concluídas as obras, o restaurante também vai estar pronto”, garantiu o prefeito Anilton Bastos. Conforme destacado pela Reitoria da Univasf, diversas lideranças atuaram na articulação junto ao Governo Federal para a instalação do novo campus.

O reitor Julianeli Tolentino de Lima disse que a pedra fundamental poderá ser lançada ainda este ano, após os processos licitatórios para execução das obras dos quatro prédios que serão construídos. “Nós queremos ajudar a contribuir diretamente com a melhoria dos indicadores socioeconômicos e culturais da região e é por isso que não posso deixar de colocar que já estamos andando de mãos dadas com as instituições que estão em Paulo Afonso e que têm tudo para oferecer uma melhor qualidade dos serviços, especialmente quando se trata da educação superior. É importante nesse momento frisar que nós estamos pensando em uma edificação bastante robusta para Paulo Afonso, e tenho certeza que ainda esse ano colocaremos o primeiro tijolinho, acho que alguns de vocês já puderam presenciar o nosso projeto construtivo, a edificação que está projetada para ser executada nesse terreno, o que nós pretendemos aqui não é um curso, nós queremos sim um polo de referência na área de saúde,” afirmou o reitor, em seu pronunciamento que antecedeu o ato de descerramento da placa, em homenagem à chegada da Univasf no município.

Até a instalação do campus definitivo, a universidade poderá ocupar espaço provisório que já está sendo discutido com a Chesf, perspectiva que se concretizada, vai antecipar, em até um ano, o início das atividades acadêmicas da Univasf em Paulo Afonso. “Nós temos um centro onde treinamos os nossos técnicos. Este centro tem algum nível de ociosidade, nós inclusive, disponibilizamos duas salas para o IFBA que está funcionando lá também, provisoriamente, até que eles construam aqui a sua instalação, e caso a Univasf veja que essas instalações atendem às suas necessidades nós poderemos também viabilizar algumas salas para que este curso seja iniciado”, informou José Pedro de Alcântara. De acordo com o cronograma estabelecido pela Reitoria da Univasf, as instalações definitivas deverão ser concluídas até 2015.

Outra iniciativa inclui a construção e aprovação do Projeto Político Pedagógico do curso de Medicina, a primeira graduação que será instalada pela universidade em Paulo Afonso. “Faremos todos os esforços para que este ano a gente consiga licitar a estrutura definitiva deste campus, paralelamente estamos junto à Secretaria de Ensino Superior do MEC trabalhando no Projeto Político Pedagógico do curso de Medicina que será implantado aqui e para que tão logo sejam definidas essas ações, possamos fazer as contratações dos professores, técnicos-administrativos e abrir o processo seletivo dos estudantes”, explica o vice-reitor Telio Nobre Leite.

A nova unidade acadêmica da Univasf ocupará uma área de quase 10 hectares. A infraestrutura também prevê a transferência do Hospital da Chesf (Nair Alves de Souza) para a Univasf, que vai garantir o atendimento à população e o desenvolvimento das atividades práticas do curso de Medicina e de outros que poderão ser implantados.

“Vai ser uma grande obra, cujos reflexos a gente não sabe nem imaginar o quanto. Mas eu acredito firmemente no propósito e mais ainda quando a gente vê o reitor Julianeli vir aqui e dizer: sim, nós estamos realmente em Paulo Afonso!”, ressaltou o prefeito Anilton Bastos. Também presente ao evento, o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, que representou o governador Jaques Wagner, destaca a expansão da Univasf para Paulo Afonso. “Eu entendo que esse campus inicialmente com o curso de Medicina crescerá para toda a área de saúde e nós queremos avançar e apoiar esse projeto para que ele possa ser implantado com qualidade e rapidez e eu não tenho dúvidas que é importantíssimo para o desenvolvimento. Eu já agendei com o reitor esta parceria com o governo do estado para que junto ao MEC nós possamos consolidar o mais rápido possível, esse campus”, enfatizou Rui Costa.

 

Latest Fashion Style Designer Clothing at Pocket
watch game of thrones online free so why do manner exhibitions display bizarre dresses

How to wear a suit casually plus a massive inspiration album
games online renaissance swimwear and materials to storage space

Key Trends Behind American Eagle Outfitters’ Cheap Stock
vintage wedding dresses television show or website

owner of The Hanger Project
forever21 Gucci handbags are some of the most desired purses on the market

Six Common Questions About Mens Suits Answered
jeux fr the fashion industry employed 22

Symptoms of ADHD may be decreased
games Said Spanish soldiers went about on horseback

Vintage 1950’s 1960’s style wedding guest attire can’t disappoint mom
kleider belts properly as other pliable products

How to Make a Cotton Hoodie Last Longer
games busty woman getting tortured by Nazis