Autonomia universitária e educação básica são pautas do Conselho Pleno da Andifes, nos dias 15 e 16

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realiza a LXXXIª Reunião Ordinária do Conselho Pleno nos dias 15 e 16 de julho, na sede da Associação, em Brasília.

A reunião começa com o tema dos Hospitais Universitários, às 15h. A diretoria de Hospitais Universitários do Ministério da Educação (MEC) tem discutido com a Andifes o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, o Rehuf, apresentado ao pleno no dia 19 de maio.

Em seguida, a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) Maria Paula Dallari participará da reunião. Os assuntos a serem tratados pela secretária são autonomia universitária, sistema unificado do Enem, regime de dedicação exclusiva e a distribuição de docentes (referente à portaria nº 653, de 2 de julho de 2009).

Às 18h do mesmo dia, os diretores de Colégios de Aplicação se reunirão com os reitores de universidades que têm as unidades e a diretoria executiva da Andifes.

No dia 16 de julho, a reunião do Conselho Pleno começa com a participação do presidente da Comissão de Relações Internacionais (Cria) da Andifes, reitor Carlos Alexandre Netto (UFRGS), que falará sobre o projeto de internacionalização das Ifes. Após a explanação, a pauta será a repactuação do Reuni e o orçamento de 2008.

Ainda no dia 16 de julho, às 14h30, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica será pauta da reunião do Conselho. O projeto foi lançado pelo MEC no mês de maio e prevê a formação de professores que ainda não tem licenciatura ou que atuam fora de suas áreas.

Desta vez, os presidentes dos Fóruns de Pró-Reitores foram convidados a participarem do Pleno, já que é objetivo expresso no plano de trabalho da atual gestão da Andifes se aproximar destes grupos de discussão.