Autonomia Universitária é tema de discussão no I FORPLAD 2013

A autonomia universitária e a relação das Universidades com as Fundações de Apoio foi o tema em discussão na tarde desta quinta-feira, 14, no Praiamar Hotel, durante a realização do Fórum  Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração – I FORPLAD 2013. o evento acontece desde o último dia 13 de março. A mesa contou com a participação da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, do procurador Giuseppi da Costa e do professor Severino Cesário de Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A reitora Ângela Paiva Cruz abriu as discussões lembrando que o tema foi proposto no encontro regional dos pró-reitores, realizado em 2012. Nesse sentido, ela gostaria que fosse apresentada, ainda neste semestre, uma proposta de autonomia universitária, baseada em Lei Orgânica.

Esse assunto foi tema de conversa, lembrou a reitora da UFRN, com os presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Eduardo Alves e Renan Calheiros, quando a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) apresentou projetos de mútuo interesse, como o Plano Nacional de Educação, a reivindicação dos royalties do petróleo para a educação, a ciência e tecnologia e a Lei Orgânica para as Universidades Federais

“Temos muita capacidade instalada e isso está sendo minimizado e utilizado pelos governos em suas políticas públicas em menor proporção do que podemos dar”, afirmou a reitora da UFRN. Sobre as fundações de apoio, Ângela Paiva disse que, embora sejam um mecanismo fundamental no apoio às universidades, foram demonizadas.

O procurador Giuseppi da Costa foi enfático ao afirmar que falaria sobre “a não autonomia universitária”, lembrando que participa de discussões sobre o assunto desde a Constituição de 88.

Com o passar do tempo, “as universidade renunciaram, vergonhosamente, ao direito posto na Constituição”, afirmou Giuseppi. Ele falou sobre o período em que a autonomia universitária começou a ser sacrificada, culminando com a retirada das procuradorias que defendiam as universidades. Também falou de um período em que uma safra de reitores chegou às universidades e começou a fazer valer o artigo 207 da Constituição. Várias ações judiciais eram então contestadas

“Hoje não vejo mais nenhum resquício de autonomia nas universidades. O artigo 207 da Constituição é letra morta”, afirmou Giuseppi da Costa. Severino Cesário falou sobre a Lei 8.958/94, que criou as fundações de apoio, sobre a atuação dos tribunais de conta e da relação conflituosa com a Controladoria Geral da União (CGU), e do acórdão do Tribunal de Contas, que definiu a relação das universidades com as fundações de apoio.

 

Ascom UFRN

 

 

Review of the 4th Annual Charm City Fashion Show
cheap bridesmaid dresses so I saved some thickness there

How to Identify Ford Rear Ends
cheap flights Muirfield Village Golf Club Hotels

Interview with Vaunt D on her 2011 spring
forever21 Different PatternsMany different patterns are used

How to Dress Like a French Woman
onlinegames The back cover is fairly traditional as it has a 50

1 Center Channel Speaker Single Reviews Compare Prices
games is not a rationality why you and the ones you have simply can’t live in shape and active in the wint

Best Karen Millen Dress for Women
kleider whose methods were extreme and painful

Santa Ana Celebrity Fashion Examiner
ballkleider london errors beefs up clothing delicates and all material for fit

Current Sandal Trends From Around the World
cool math Choose the DIY Route