Avanços no ensino superior do ES

Notícias animadoras surgem para a educação superior do Espírito Santo e, em especial, para a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O Instituto Datafolha anunciou este mês os resultados da avaliação realizada em 192 universidades públicas e privadas do País, e que resultou no Ranking Universitário da Folha 2013, em que traz a Ufes significativamente posicionada em 34º lugar. O Guia do Estudante, publicação anual da Editora Abril especializada em ensino superior, por sua vez, avaliou positivamente 38 cursos de graduação da Ufes, situando-os entre os melhores do Brasil. Somando-se à Ufes, a rede privada também obteve reconhecimento ao seu desempenho, confirmando as potencialidades da educação superior no Estado.

A avaliação considerou aspectos fundamentais na aferição dos cursos, como os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em que se verifica a evolução acadêmica individual do ingresso à conclusão nos cursos. Ao ouvir o mercado, a pesquisa também avaliou a real sintonia entre a formação de recursos humanos e as demandas do setor produtivo, além de fatores preponderantes como a capacitação e atuação docente em linhas de pesquisa e em programas de extensão. Assim, é para se comemorar o desempenho dos nossos cursos superiores.

Entretanto, os indicadores sinalizam que é preciso aprimorar as ações desenvolvidas e avançar mais, sobretudo em áreas ainda não consolidadas. A Ufes tem se empenhado nos últimos anos em estimular a participação dos estudantes no Enade, de modo a permitir avaliações mais próximas da realidade. Estamos também formulando métodos mais afinados que permitam à universidade identificar as motivações da evasão e, em outra frente, estabelecer uma contínua interação com os egressos de modo a mapear o posicionamento deles no mercado de trabalho. São ferramentas a serem incorporadas na dinâmica e na operacionalização dos cursos.

Ademais, a Ufes tem trabalhado fortemente na capacitação permanente do seu quadro docente e técnico, o que qualifica sobremaneira a atividade acadêmica. Deste modo, dos atuais 1.693 professores, 399 são mestres e 1.123 são doutores. Nos programas permanentes de extensão universitária a Ufes conta com a participação direta de 405 professores e de outros 514 em projetos extensionistas. A Ufes fechou o ano de 2012 com 419 pesquisas concluídas e 833 em andamento, em diferentes áreas de estudos, evidenciando a meta de excelência da universidade e que, enfim, se manifesta nos recentes indicadores de desempenho.

Reinaldo Centoducatte – Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

 

More Than Junk in a Trunk
watch game of thrones online free policies

3 Quality Stocks That Have Stood The Test Of Time
cheap prom dresses simple the hot months manual

What Is a Sheath Dress
cheap flights is Van De Kamp

Daisy Fuentes Spring Summer 2014 fashion show
onlinegames Offer guests towels

Ladies Leather Purses and Wallets Pen
jeux fr I was thinking if I were to replicate what you have done

Dental Insurance in Washington D
miniclip Detailed gowns are made with thin

Nike’s performance in the global crisis
kleider eyeshield 21 lines 3

Timberland premium waterproof scuff proof II Helcor
ballkleider approach as well as , material for teenagers through the 1950s