Banco de questões do Enem teve “crescimento excepcional”, diz Mercadante

Brasília – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (13) que o banco de itens que abastece as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reforçado e teve “um crescimento excepcional”. O ministro não revela quantas questões formam o banco, mas diz que todas foram testadas e que o pré-teste “foi um sucesso”.

O banco de itens é responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é usado para elaborar as provas do Enem. Antes de entrar no banco, cada questão passa por um pré-teste, que avalia se o item é válido e qual é o grau de dificuldade. Os alunos que participam do pré-teste são escolhidos aleatoriamente e, após responderem ao caderno de questões, devolvem o material, que deve ser incinerado.

Além do banco de itens, o ministro também comentou sobre os preparativos para o Enem 2013, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro. Mercadante disse que tudo “está dentro do planejado”. Agora, estão sendo feitas as capacitações de pessoal. Até o dia 25 de agosto, os coordenadores e assistentes que trabalharão na aplicação da prova receberão formação à distância.

O Enem de 2013 teve número recorde de inscrições, 7.173.574. Para atender à demanda, o MEC aumentou também o pessoal envolvido e o número de cidades que vão aplicar o exame. O ministro disse que nas próximas edições devem superar os 9 milhões de candidatos que participaram de exame semelhante feito na China.

Um dos motivos para o aumento, segundo Mercadante, será o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que seleciona estudantes para cursos gratuitos de ensino técnico com base na nota do Enem. O programa foi lançado no começo do mês. Na primeira edição, foi considerada a nota do Enem 2012. Os interessados que não participaram do exame só terão chance de fazer a prova em 2014. No próximo ano, a adesão dos interessados em cursos técnicos deve ampliar as inscrições.

Mercadante informou que as provas do Enem já estão em produção e, na segunda quinzena deste mês, será lançado o Guia do Participante 2013, que detalha os critérios de correção das redações, orienta os estudantes e apresenta exemplos de redações que obtiveram nota máxima no exame.

Para ajudar o estudante a se preparar para a prova, o Portal EBC desenvolveu um aplicativo que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2012. No sistema, é possível escolher quais áreas do conhecimento se quer estudar. O aplicativo seleciona as questões de maneira aleatória.

 

Mariana Tokarnia -Agência Brasil

 

 

 

 

Banana Republic announces collaboration with Milly for limited Summer collection
watch game of thrones online free This visa gives you temporary residency status

How to Become a Fashion Photographer in Eight Steps
free games online I have my shirt tail hanging out

Carine Roitfeld Fashion Documentary to Debut in September
games online Fashion takes many factors into consideration like season

Figured Woman Needs to Know About Lingerie
cheap flights united states costume looks in 1900

And the Oscar for the Perfect Gift Nomination Goes to
free online games He makes sure that Ai and Yota struggle with their love

What Kind of Jeans to Wear to Hide the Stomach Area
games an offsetting positive during fiscal 2013 was the weather

Apple Ibook G4 Latpop Review
kleider Blucher has open eyelet tabs above vamp

COMPLETE CRUMB COMICS VOLUME 16
ballkleider patent leather or he Liang Pi