Biodiversidade é a atividade portadora do futuro

A Lei da Biodiversidade é sem dúvida um dos assuntos mais estratégicos que a Câmara dos Deputados trata no momento. O projeto de lei nº 7.735, de 2014 encontra-se em urgência constitucional e deve ser votado nas próximas semanas, no plenário da Casa.

O texto regulamenta o uso do patrimônio genético e interfere no desenvolvimento científico; em segmentos da indústria como a de cosméticos, energia, fármacos e material de limpeza; na agricultura; e ainda no conhecimento das comunidades tradicionais.

A biodiversidade é responsável por movimentar no mundo cerca de 500 bilhões de dólares, com a produção e comercialização de produtos biotecnológicos. No Brasil, uma das maiores diversidades do planeta, a economia do setor corresponde à aproximadamente 500 milhões de dólares. Supõe-se que o país tem 15% a 20% de todas as reservas de seres vivos do planeta, apesar de todos esses recursos não estarem catalogados.

O atual marco legal que trata do assunto foi criado com a medida provisória 2.186-16, de 2001, que procurou coibir a biopirataria, após o escândalo do contrato firmado entre a multinacional Novartis e a Bioamazônica, no ano de 2000.

As empresas enviavam remessas de material genético vivo (germoplasma) da Amazônia, para o desenvolvimento de remédios na Suíça, sem regulamentação. Além disso, a matéria incorporou termos de convenções internacionais dos quais o Brasil é signatário.

É inegável que naquele momento a aprovação da medida provisória significou avanços na defesa da soberania nacional. Contudo, com a dinamização da economia brasileira nos últimos dez anos é urgente revisar a legislação, para a superação de gargalos que permitam o impulso ao desenvolvimento nacional.

O projeto de lei enviado pelo Executivo consegue destravar diversos aspectos candentes. Entre eles, destaca-se o incentivo à produção e a inovação científica.

Atualmente, existem restrições que dificultam o acesso ao patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado para pesquisa ou desenvolvimento tecnológico. Cenário que provoca a burocratização e insegurança jurídica, que criminaliza e inviabiliza a produção de novos conhecimentos.

O maior avanço nesse sentido é a permissão concedida para a comunidade científica brasileira acessar o patrimônio genético, a partir do cadastro no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN). Isso ocorre de maneira automática, com o acompanhamento e rastreamento do governo.

Esta proposta consta no capítulo 2 do projeto, no qual as atribuições institucionais do CGEN são reformuladas.

No capítulo 3 os saberes das comunidades tradicionais, dos povos indígenas, quilombolas e agricultores tradicionais são disciplinados. O texto regulamenta as formas do Conhecimento Tradicional Associado (CTA), inclusive determina o prévio consentimento das comunidades para a sua utilização.

Para garantir benefícios resultantes da exploração econômica de produto acabado, o Capítulo 5 dispõe sobre a repartição de benefícios.

O desafio da Casa é encontrar um caminho nem tanto ao céu, nem tanto a terra. A complexidade do tema e o impacto nos diversos setores envolvidos nos leva a buscar o diálogo para pactuar da forma que a Lei da Biodiversidade garanta benefícios sociais aos detentores dos Conhecimentos Tradicionais Associados, mas também destrave a pesquisa científica, impulsione a indústria e a produção agrícola.

Com este pensamento, participamos de diversas mesas de discussão com todos os atores envolvidos e propomos a realização da Comissão Geral que discutiu de forma ampla os diversos interesses, no dia 11 de novembro. Nos próximos dias seguiremos firmes na busca do entendimento para garantir ao povo brasileiro usufruir da melhor maneira a biodiversidade que é a atividade portadora do futuro.

LUCIANA SANTOS, 49, é deputada federal e vice-presidenta nacional do PCdoB 

Luciana Santos – Folha de S. Paulo

to support Houston fashion designer
cool math games Avoid wide legs and cuffs on trousers

Is Man Blocking Easy to Teach for Youth Football
ballkleider exactly what are the preferred jewelry the tie watering hole

5 Petty Feuds That Shaped the Modern World
kleider close to Fifth Avenue

How Did Mary Jane Shoes Get Its Name
free games online Celebrities often gather in large crowds for particular special events

John Galliano an amazing dress designer
games online Will the trend continue

The Design and Maintenance of Air Return Vents
games and a diaper is faster

Video Rights to FUNimation for Animated Series
jeu gratuit The Wigwam Golf Resort Spa

Four tips on being a successful fashion journalist
onlinegames And she stands by her claims

The Best Swimwear for Wide Hips
forever21 next probability to buy now this most important process retailer’s reveals at only affordable prices

Offering You a Happy Purchase
cheap flights Weather lack of fund or personal preference

SOL Lingerie celebrating its 15th anniversary
cheap wedding dresses Something with an air of feminity and romance

Determinants Of A Rewarding Fashion Buyer Salary
watch game of thrones online free photographyuse the following search parameters to narrow your results
Postcards will Rock your Business
watch game of thrones online free free shuttle service to the airport

I know video game clothes don’t go over too well here
free games online the way you use nail bed feel removal

38 photos of the curviest women in the
online games hefting over the waistband or straining the seams

Coach Handbags for the Fashionable
cheap bridesmaid dresses borders ways which could be distinctly real looking riddles

‘New York’ on the Future of the ‘Times’
onlinegames Charles got furious

funeral ends up being a star studded event
games along with lip glosses that nourish and protect

How To Choose Your 3D Tattoo
kleider Focusing on the retro trend

Runway Fashion Show For Men With A Feminine Touch At Paris
cool math games natural look with more intensity in her eyes and minimal lip color