Bioma Amazônico será tema de estudos durante a Escola de Verão de Farmacognosia na Unifap

As inúmeras espécies vegetais e animais presentes no bioma Amazônico amapaense serão temas de estudos durante a 1ª edição da Escola de Verão de Farmacognosia realizada na região norte. Trezentos estudantes de diversas partes do Brasil estarão reunidos durante a próxima semana, de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Amapá (Unifap) para o encontro.

A iniciativa visa contribuir com a formação de acadêmicos de graduação, pós-graduação e na formação continuada de profissionais que atuam diferentes áreas da farmacognosia. Os cursos iniciarão na segunda-feira, às 8h, no Centro de Pesquisa Integrada da Unifap. A abertura oficial ocorrerá no auditório multiuso na terça-feira, às 19h.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacognosia e pelo colegiado do curso de Ciências Farmacêuticas da Unifap, com o apoio da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Um conjunto de cursos intensivos de curta duração e conferências voltadas para a área de farmacognosia irão compor a dinâmica das ações planejadas pelos organizadores da Escola de Verão.

Professores do Brasil, França, Estados Unidos e Guiana Francesa participam como palestrantes. Além dos acadêmicos de Ciências Farmacêuticas, a Escola de Verão de Farmacognosia irá reunir estudantes de áreas afins como Medicina, Química, Botânica, Biologia e Enfermagem. A professora e coordenadora do evento, Sheiylla Almeida, explica que a farmacognosia é um dos mais antigos ramos da farmacologia. É a ciência da área de ciências farmacêuticas que estuda produtos naturais de origem vegetal e animal, atuando principalmente no estudo de plantas medicinais: atividades biológicas e propriedades físico-químicas.

Hoje, no laboratório de farmacognosia na Unifap, são estudadas 48 espécies vegetais de localidades e municípios como Pedra Branca do Amapári, Curiaú, Fazendinha, entre outros. “Nós pretendemos mostrar na prática o que o mundo inteiro sabe: o potencial da região amazônica nessa área. Nos nossos estudos levamos em consideração aspectos como a etnobotânica e etnofarmacologia, onde observamos a maneira como grupos étnicos utilizam algumas espécies vegetais para tratamentos”, ilustrou a professora Sheylla Almeida. A observação ajudar a compreender os sistemas tradicionais de medicina e o conhecimento popular sobre fármacos.

A intenção é transformar alguns dos estudos em andamento no laboratório em produtos. Sheylla Almeida lembra que esse processo é lento devido ao cuidado para aquisição de patentes de tudo o que for descoberto. Isso valoriza o estudo e o empenho de uma equipe multidisciplinar envolvida no procedimento. “A lentidão é necessária para que tenhamos produtos confiáveis e o cuidado de não termos nossa pesquisa má utilizada. Dessa forma, queremos trazer dividendos para a nossa universidade”, ponderou a professora Sheylla.

A Escola de Verão de Farmacognosia está na sua 4ª edição nacional e já percorreu os principais biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. E, na 1ª edição no Amapá e na região norte, o bioma amazônico vai receber a atenção dos estudantes. Por se tratar de um dos estados mais preservados da federação, os olhares dos pesquisadores se voltam para cá com a intenção de observar e encontrar novas matérias-primas para colaborar com o mercado farmacêutico nacional e internacional. Nos próximos anos será a vez dos estudos se voltarem aos biomas do Pampa e Pantanal.

Serviço: Contato para entrevistas: Professora e coordenadora da Escola de Verão de Farmacognosia, Sheylla Almeida: 9111-4252.

(Kleber Soares – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP))

How to Conduct a Marriage Retreat for Couples
watch game of thrones online free If I not mistaken

Los Angeles Fashion and Beauty
online games what you can learn from trendy taste not to mention marketing and advertising tactics boarding schoo

Justin Bieber Set to Gawk at Victoria
cheap prom dresses A note about bold colored

Buy Kurtis Online in India at ShopSabhyata
cheapest flights It tumbles between rapids

How to Wear a Classic Pump With a Sequined Skirt
onlinegames Huge huge resale market for the older retired patterns

The true value of Vintage Gucci Handbags
games they can look chic

off at Macy’s on Friday and Saturday Video
ballkleider there are six superhero

Fashion Design Programs for Kids
cool math Men fashion is a complex subject