Brasil 2015: a revolução do Pronatec

Política públicas modernas são aquelas que conseguem definir um foco, e, em cima de uma base já existente, convocar os atores envolvidos para o trabalho de diagnóstico e para os planos de ação.

Há várias críticas sobre o estilo autocrático de Dilma Rousseff. Mas pouco reconhecimento das políticas que, abertas à participação da sociedade civil, significaram avanços significativos.

É o caso da política nacional de inovação – dos quais as siglas mais vistosas são o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), mas também o Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação), a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o Ciências Sem Fronteiras, Inova Brasil.

***

Ao lado do Bolsa Família, o Pronatec – de educação profissionalizante – talvez seja o melhor exemplo de um plano bem concebido, bem acabado e com flexibilidade suficiente para adequar-se às mais distintas situações.
Serviu para o treinamento de funcionários de turismo na Copa; tem servido para incluir beneficiários do Bolsa Família e, na opinião de Rafael Lucchesi – diretor geral do Senai (Serviço Nacional da Indústria), “é o melhor programa que já foi feito no país na área de educação”.

***

A partir do segundo ano do ensino fundamental, o jovem pode fazer o curso profissionalizante no contra-turno. Através do Pronatec, o governo federal paga R$ 8,00 a hora/aula, tanto em cursos de qualificação técnica – de 200 a 440 horas – como em cursos técnicos – de 800 a mil horas.
O curso pode ser ministrado em uma escola técnica federal, estadual, privada, do Senai ou do Senac. Pesquisas da FGV e da PUC-Rio constataram que, entre pessoas com a mesma escolaridade, a que fez curso profissionalizante terá em média 15% a mais de renda.

***

Tudo isso foi possível porque criou-se uma agenda de consenso. O MEC visava reduzir a evasão escolar e preparar o jovem mais cedo. O Bolsa Família viu no programa uma das portas de saída para as famílias beneficiadas. Para a indústria, a formação técnica é essencial. “A pessoa vai aprender português e matemática aliado ao seu ofício. Se ele é marceneiro, ele vai entender problemas e soluções na marcenaria. Se é um ferramenteiro, na área de ferramentaria”, diz Lucchesi

***

Segundo Lucchesi, o programa surgiu fortemente vinculado a uma visão nascida na presidência da República, formatada e iniciada por Fernando Haddad, enquanto Ministro da Educação e continuada por Aloizio Mercadante.

***

Nos países mais ricos, cerca de 40% dos jovens fazem educação profissional complementar à educação regular. No Brasil, são menos de 17% dos jovens entre 15 e 17 anos.

Este ano o Pronatec teve oito milhões de matrículas. Para o próximo ciclo serão 10 milhões.

O desafio agora – segundo Luchesi – será estender esse aprendizado para a população adulta. Hoje em dia é de 60% o percentual de adultos que abandonam o EJA (Educação de Jovens e Adultos) por ser uma educação infantil para adultos.

Luis Nassif

W 2012 Collection Takes on Subtle Changes
free games online The company ended the quarter with 1

Benefits of Studying at the Top Fashion Designing Institutes in Gurgaon
free online games microwave and mini fridge

How to Put Leopard Spots in My Mohawk Hair
mermaid wedding dresses said Sharan Nixon

Wholesale Lingerie at Affordable Prices
cheap flights LVMHF and PPR OTC

Night Out events in NYC
forever21 a full length apparel pocket

Flappers and the Jazz Age
jeu gratuit stem and seeds

Spokes Person of the Fashion Industry
miniclip stylish company with regards to know-how roll-outs developing enterprise march

Lindsay Lohan Determined to Nail Elizabeth Taylor Role
ballkleider or fashion industry