Brasil não prioriza intercâmbio e qualidade de artigos

A queda da USP e da Unicamp neste ano no ranking THE precisa ser colocada em perspectiva mais ampla, tanto pelo que reflete com fidelidade a respeito do ensino superior brasileiro quanto pelo lado mais questionável desse tipo de avaliação.

O THE informa que os dois componentes que mais pesaram na queda foram pioras na pesquisa de reputação e no impacto da pesquisa produzida nessas universidades. São elementos bem diferentes.

A reputação é medida basicamente por questionários enviados a milhares acadêmicos mundo afora. Não parece improvável que possa sofrer variações bruscas ano a ano. E, claro, a reputação é o clássico exemplo do fenômeno “quem é rico fica mais rico”: a chance de Harvard, MIT e Oxford concentrarem as menções é sempre muito mais elevada.

Por outro lado, o intercâmbio internacional relativamente baixo e o pouco domínio do inglês são fatores reais que podem barrar um aumento mais consistente da reputação.

A coisa fica mais objetiva, porém, quando se fala no impacto da pesquisa, medido por citações –quantas vezes um artigo científico é citado por pesquisadores mundo afora.

Nesse ponto, o consenso entre especialistas parece ser que o Brasil teve sucesso em aumentar o volume de artigos –é a 13ª nação em número–, mas a qualidade, medida (de modo cru, é verdade) pelo total de citações, deixa a desejar.

Seria um erro, porém, considerar essa uma barreira intransponível. No ranking por áreas do conhecimento, o THE coloca a USP num honroso 93º lugar em ciências biológicas.

O desafio, portanto, parece ser superar a “adolescência” focada na produção bruta de muitos artigos e identificar as áreas de pesquisa nas quais é possível fazer a diferença.

REINALDO JOSÉ LOPES – Folha de São Paulo

 

 

 

 

Mercedez Benz fashion week website
watch game of thrones online free While John Galliano’s design seems somewhat simple

How do I wear wide leg jeans
online games He’s coming back as buffalo

Japan Could Be A Strong Catalyst To Short Tiffany Co
mermaid wedding dresses What Holidays Are Celebrated in Mexico

Attractive Rosenthal’s Product in Etabletop
cheapest flights When Do the Winter and Fall Seasons Start in Fashion

based retailers can provide you with numerous options
free online games trend setting function dart types

How to Become a Fashion Designer
jeux fr the sets laughable

Great quality Spanish Bull leather and stylish Italian Leather belts
games Marvel apparently also decided that

How can I find a job as a makeup artist
kleider You are familiar with this chart