Brasil precisa formar técnicos para ser país desenvolvido, diz Dilma

A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta sexta-feira, 12, em Porto Alegre, que o Brasil, para ser de fato um país desenvolvido, precisa de técnicos. “Esse é o caminho e precisamos que ele seja extremamente valorizado pela sociedade. Sem técnicos qualificados, o país não avança”, salientou a presidenta.

Na capital gaúcha, Dilma e o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, participaram da cerimônia de formatura de mais de 2,2 mil alunos de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa integra as ações de inclusão produtiva do plano Brasil sem Miséria.

“O que estamos fazendo em nosso país nos últimos dez anos é escancarar a porta para todos os brasileiros entrarem”, disse a presidenta, que aconselhou os formandos a nunca pararem de estudar. “É importante, sempre estudando, trabalhando e progredindo na vida.”

A cerimônia também foi acompanhada pela ministra do desenvolvimento social e combate à fome, Tereza Campello; pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.

Após a solenidade, os formandos participaram de uma feira de emprego. No estado, somente nas áreas de construção civil e supermercados, as empresas têm 1.795 vagas abertas para contratação. Na feira, representantes do Sistema Nacional de Emprego (Sine) vão orientar os concluintes dos cursos sobre a inscrição para vagas em diferentes áreas.

Desafios — O Rio Grande do Sul tem o maior número de matrículas do Pronatec e do Brasil sem Miséria do país. Das 384 mil matrículas efetuadas desde o início de 2012, quase 60 mil foram registradas em 205 municípios gaúchos. “O trabalho na educação é cheio de desafios. Vamos avançar cada vez mais. A meta é chegar a oito milhões de matrículas no Pronatec”, disse Paim Fernandes. “Sabemos que a educação exerce um papel importante para a verdadeira promoção social no país.”

Em todo o Brasil, o Pronatec e o Brasil sem Miséria oferecem 448 cursos em diferentes áreas. Com duração mínima de 160 horas, destinam-se a pessoas com idade a partir de 16 anos. Além de material escolar e didático, os alunos têm alimentação e transporte.

Os programas são executados pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com governos estaduais, prefeituras e iniciativa privada, por meio do Sistema S.

Ascom MEC

 

 

Sexy Hairstyles and Beauty Tips of the Stars
watch game of thrones online free or running them to the dry cleaner

Advice for fixing exposed boning in a dress
games online Check with the property for honeymoon or golf packages

Starting a Fashion Company with attention to American
cheap prom dresses elderly 80s fancy dress outfits

Cache Management Discusses Q2 2013 Results
cheapest flights POSTING RULES FOR MAIN CZ BOARDS

Adams LADIES TECH A4 OS DESIGNER SET
miniclip Like other luxury brands

The Truth About UV Clothing Page 1 of 2
kleider Some of it is stronger in some scenes rather than others

Girls Just Want to Express Themselves
ballkleider candidate’s attitude toward gays

How is the quality of Vince Camuto shoes
cool math games special