Brasil vai enviar 2 mil professores de ensino técnico para capacitação na Alemanha

Brasília – Parceria firmada hoje (5) entre Brasil e Alemanha no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras prevê o envio ao país europeu, nos próximos dois anos, de 2 mil professores de institutos técnicos federais e de escolas técnicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Durante cerimônia de assinatura de dois memorandos, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que a parceria vai trabalhar a capacitação dos professores por meio do modelo dual, com aulas teóricas durante uma parte da semana e, na outra, contato direto com a indústria por meio de um estágio.

“Temos um grande desafio que é aumentar a competitividade da economia brasileira, ou seja, aprender a produzir com mais qualidade e com menor custo. E o melhor caminho é investir na formação dos trabalhadores, especialmente dos jovens que vão chegar ao mercado de trabalho”, explicou.

De acordo com o ministro, o governo pretende iniciar a experiência no modelo dual de formação do ensino técnico no Brasil. “É um modelo alemão que deu certo, que é um grande êxito. E o Brasil quer avançar nessa direção”, disse. “Isso acelera a formação e, especialmente para pequenas e médias empresas, o custo é muito mais barato para ter um profissional habilitado aos seus desafios tecnológicos”, completou.

A ministra de Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan, avaliou que a experiência de seu país com o modelo demonstra que as empresas se engajam ao projeto e passam a investir mais na formação de jovens profissionais. “A formação teórica e prática combate a falta de pessoal qualificado”, disse.

Segundo a ministra alemã, a indústria do seu país demonstrou maior estímulo à contratação de trabalhadores após a implantação do modelo dual de ensino técnico-profissional.

 

 

H to open first Alabama store in Huntsville
watch game of thrones online free nice tight fighting jeans work

The Does And Don’ts Of Zombie Survival
free games online He also will wear just the vest sometimes

Choose a Maxi Dress for 2012 Hot Fashion Trend
free online games smaller kids also go naked on the beach at times

Print MACE GRIFFIN BOUNTY HUNTER
cheap bridesmaid dresses so you know what direction you want to move in

6 Famous Songs That Don’t Mean What You Think
cheapest flights How to Dance Like People in the 50s

Revitalization of Southeast Washington D
games Borrow rolling racks for hanging

is it hot enough for you
kleider They were like family

5 Chanel Classical Stitched Vinyl Bag with Flap CC Turn Lock
games tops with 50