Cálculo das notas do Enem varia de acordo com a vaga no Sisu

Cada universidade tem autonomia para atribuir pesos diferentes às áreas do conhecimento cobradas na prova

Resultado da 1ª chamada será divulgado nesta segunda-feira

BRASÍLIA e RIO – O que é mais importante para um futuro estudante de Medicina: ter conhecimentos de Biologia, saber Matemática ou escrever bem? Dependendo da universidade, a resposta varia muito. É o que constatou quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na semana passada. Os resultados da primeira chamada serão divulgados hoje pelo MEC.

Na UFRJ, a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) valia o triplo que na Universidade de Brasília (UnB) na disputa por uma vaga de Medicina. Já a prova de Matemática tinha peso 4 na UnB, ou seja, valia quatro vezes mais pontos que na UFRJ, onde o peso era 1.

Tamanha disparidade não se restringe a instituições diferentes. Até dentro de uma mesma universidade o peso das provas varia, conforme o campus onde a vaga é oferecida. É o caso da própria Medicina da UFRJ: a nota de ciências humanas, que engloba os conteúdos de História e Geografia, valia o dobro para quem tentou ingresso na Medicina do campus de Macaé, onde o peso era 2 — no campus da Cidade Universitária, o teste de ciências humanas tinha peso 1.

O Sisu ofereceu 171 mil vagas em instituições públicas de todo o país, tendo como critério único de seleção as notas do último Enem.

No curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, todas as cinco provas (redação, linguagens, Matemática, ciências da natureza e ciências humanas) tinham peso 1, isto é, valiam o mesmo na média final. No campus de Volta Redonda, porém, linguagens e ciências humanas tinham peso 2, a exemplo do campus de Macaé. Assim, a nota do candidato é multiplicada por 2 antes do cálculo do resultado final. Em Macaé, havia outra diferença: o peso da redação era 3.

Especialistas dizem que é preciso aprofundar a discussão do tema.

— É um debate que tem que vir à tona para que haja uma uniformização mínima. Um ponto a mais ou a menos faz muita diferença — diz Jadete Barbosa Lampert, diretora-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica.

O presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Eid Badr, lembra que as universidades têm autonomia para definir critérios de seleção. Além dos pesos, elas estipulam notas de corte nas cinco provas do Enem.

— Não é necessariamente negativo. Eu diria até que mostra a riqueza das diferenças existentes em nosso país. Como toda liberdade assegurada pelo Estado, tem que ser utilizada com bom senso. Espero que as universidades façam isso — afirma Badr.

A decana de Ensino de Graduação em exercício da UnB, Maria de Fátima Brandão, conta que a instituição estabeleceu dois padrões de pesos, conforme o curso. Segundo ela, a ideia é calibrar os pesos à luz da experiência prática, já que este ano, pela primeira vez, a UnB passou a adotar o Enem massivamente como critério de seleção. Antes, o exame só era considerado na disputa de vagas remanescentes.

— Essa questão dos pesos determina o critério de seleção: vou excluir quem? Quem sabe mais redação ou quem sabe mais Matemática? Existe uma discrepância enorme entre as instituições, não existe essa racionalidade mesmo. Por quê? Porque é a primeira vez que nós, pelo menos no caso da UnB, tivemos uma ampla adesão ao Enem e ao Sisu — diz Maria de Fátima.

Segundo a decana, a decisão de dar peso 1 à redação tem motivo: evitar a reprovação de alunos que têm bom desempenho nas provas objetivas, mas dificuldade na produção de textos. Para Maria de Fátima, as escolas brasileiras de educação básica falham no ensino da escrita, ainda mais na rede pública, embora ela ressalve que o problema ocorre também em colégios particulares.

O professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, José Francisco Soares, diz que a redação, diferentemente dos testes de múltipla escolha, está sujeito a um grau de subjetividade. Ele destaca que o processo de correção melhorou bastante, mas considera um equívoco atribuir peso elevado à redação, como faz a UFRJ:

— Uma flutuação na nota de redação gera uma consequência social grave: o candidato entra ou deixa de entrar na universidade.

O Ministério da Educação diz que a autonomia universitária dá liberdade às instituições para definirem critérios de seleção. A única regra geral é que a nota zero na redação elimina os candidatos. A UFRJ informou que cada curso de Medicina tem uma coordenação diferente e até grades curriculares distintas. O coordenador geral de Seleção da UFF, Néliton Ventura, diz que os três cursos de Direito “possuem coordenações, projetos pedagógicos e matrizes curriculares diferentes”.

Entre os candidatos, o leque variado de pesos causou dificuldades na hora de calcular a própria nota antes da abertura das inscrições no Sisu — o sistema faz isso automaticamente.

Carolina Paixão, de 17 anos, conta que precisou da ajuda de um professor:

— Acho essa diferença de pesos o único problema do Sisu. Em alguns casos, é difícil compreender como a nota é calculada, porque as universidades não disponibilizam essas informações com clareza. Preferia que fosse tudo padronizado — afirma Carolina.

Já a colega Beatriz Paes, de 18 anos, que busca uma vaga em Cinema na UFF ou em Publicidade na UFRJ, recorreu a um site especializado:

— Quis saber antes para já começar a me preparar. Mas, para mim, foi mais fácil, porque encontrei um site que fazia o cálculo on-line — diz Beatriz.

Demétrio Weber – O Globo

What To Do At Your Next Networking Event
free games online I have to lug out her potty seat cover

What did sally ride do in space
games online The Home Shopping Network

3 Popular Jean Fashions for 2011
cheap bridesmaid dresses Hi I’m Nequan Peartree from Shoe Diva located in Wilmington

Local Bands bring out Local Fashion
forever 21 dancer and singer

5 Easy Ways to Look Taller
onlinegames 7 million in the prior year period

Nike Dunk SB Low Custom Pigeon
jeu gratuit kampfer complete lineup

10 shoes guaranteed to make you smile
kleider Rest the bowl in a hot water bath hot to the touch

Kanye West admits to being a fashion victim
games type the youngsters faraway from dubai to be embark on 10