Campanha da UTFPR contribui para restauração de dois respiradores em Irati

A UTFPR realiza campanha de arrecadação de recursos, em parceria com a Fundação da Universidade (Funtef-PR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A distribuição dos fundos é feita de acordo com a indicação de prioridades feita pela Secretaria de Saúde do estado (Sesa-PR).

Até o momento, foram reunidos R$ 32 mil, entre os quais R$14 mil foram utilizados para adquirir peças para a restauração de dois respiradores na Santa Casa de Irati. O processo de recuperação faz parte do projeto “Médicos de Máquinas”, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a participação voluntária de 10 servidores e seis alunos da UTFPR. “A doação da campanha permite colocar os equipamentos em funcionamento, em hospitais que não têm condições para isso. E incentiva a troca de conhecimentos e conexões entre as universidades”, afirma a voluntária Paola Montanheiro.

O processo de recuperação dos respiradores passa por algumas etapas. Primeiro, é feita a retirada dos aparelhos nos hospitais para levá-los ao laboratório. Depois, a equipe técnica analisa e levanta os itens necessários para cotação, orçamento e compra. Com a chegada das peças, os equipamentos são recuperados, calibrados e recebem um laudo para o devido uso. O docente Marcio Batista conta sobre sua atuação: “nosso trabalho é receber os respiradores, diagnosticar os problemas e, se possível, consertá-los”.

O professor fala que a iniciativa também tem sido uma oportunidade de aprendizado. “Apesar de ser engenheiro eletricista, eu nunca tinha atuado nesta área de engenharia biomédica. Então, na verdade, o projeto é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo que estou colaborando, também estou aprendendo”, diz.

Auxiliado pela campanha de arrecadação UTFPR/Funtef-PR/IFPR, o grupo já fez o reparo de outros quatro respiradores no Hospital Darcy Vargas e no Cindacta, em Curitiba. “Acho extremamente importante contribuir com nossos conhecimentos e habilidades para que os efeitos da pandemia sejam minimizados”, afirma Batista.

A campanha de arrecadação continua com a ajuda de doações de qualquer valor. Pode ser por boleto, gerado no site da Funtef-PR, ou por depósito nas seguintes contas:

CNPJ 02.032.297/0001-00
Banco do Brasil
Agência 3793-1 – Conta corrente 12.670-5
OU
CNPJ 02.032.297/0001-00
Caixa Econômica Federal
Agência 4267 – Operação 003 – Conta Corrente 56-4