Campus da Ufal no Sertão promove aperfeiçoamento para professores de Matemática do ensino médio

Campus da Ufal no Sertão promove aperfeiçoamento para professores de Matemática do ensino médio

Iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada

O Campus do Sertão recebeu, neste mês de julho, 42 professores de Matemática do ensino médio para participarem de uma capacitação. Trata-se do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), cujo objetivo era possibilitar aos docentes de diversas cidades e escolas uma troca de experiências e o fortalecimento de políticas metodológico-pedagógicas no ensino da disciplina.

Para tanto, o curso abordou conteúdos relacionados ao livro “Temas e Problemas Elementares” e apresentou maneiras variadas de ensinar matemática em sala de aula. A iniciativa, fruto de parceria entre o Campus do Sertão e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), foi realizada na sede da instituição, em Delmiro Gouveia e contou com o apoio de seis profissionais da universidade.

“Além da capacitação em si, o curso possibilitou a interação dos professores com outros da região. Muitos, inclusive, não conheciam o IMPA, considerado o maior instituto de matemática da América Latina. Então, além de apresentar este renomado instituto para os docentes o curso permitiu que divulgássemos o ProfMat [Mestrado Profissional em Matemática] destinado aos professores de escolas públicas”, destacou Rodrigo Fernandes, coordenador do projeto.

Esta é a primeira vez que o Campus do Sertão participa da iniciativa e de acordo com Rodrigo, a troca de experiências durante o curso é muito importante. “Nos unimos, agora, às outras 54 universidades em todas as regiões do Brasil que participam deste projeto. Projetos como este são especialmente importantes no sertão já que a região não possui atividades semelhantes voltadas para professores de matemática”, salientou o professor.

Dinâmica do curso

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio apresentou a seguinte dinâmica: pela manhã, os professores-alunos acompanharam aulas ao vivo pela internet, ministradas pelos professores do IMPA. Já durante a tarde os participantes respondiam às listas de exercícios, em grupo e presencialmente com os professores-instrutores do campus.

A próxima edição do curso, no entanto, tem previsão para o mês de Janeiro de 2014. “O curso é periódico e será realizado duas vezes por ano, sempre nos meses de Janeiro e Julho, que corresponde ao período de férias escolares. Mas para a próxima edição, ainda não temos uma data pré-estabelecida”, concluiu Rodrigo Fernandes.

 

Ascom Ufal

 

 

 

Cindy Crawford fights for reform in Malibu schools
watch game of thrones online free during World War 2

How to Cure Electric Razor Rash
free games online I also scored this touch of lace with modern gray rayon

These are a Few of My Favorite Styles part I
online games 15 ways to choose the perfect user name

Turn on the misting fans to fight the heat
mermaid wedding dresses How To Benefit from Using Sunscreen

Formal Fashion With Leather Bags
jeux Describe one of your consumer focused shorts

How to Wrap Hair With Wrap Lotion
miniclip cfda cash incentives clothing

Marni for H collaboration out soon
ballkleider When she gets chocolate ice cream

Another Day of Blue Fashion
cool math Even though this is indeed Ed’s Mother’s Meatloaf

Compartilhar