Campus FURG-SAP lança programa de Apadrinhamento Acadêmico

Com o objetivo de acolher os alunos recém chegados ao ensino superior, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico a nova rotina de vida da graduação e à sociedade em geral, reduzindo fatores que perturbem o seu bem estar e dificultem a sua permanência nos cursos escolhidos, foi lançado nesta terça-feira (23), no Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha, o Programa de Apadrinhamento Acadêmico.

A iniciativa inédita na FURG é uma realização do Grupo PET FURG-SAP em conjunto com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), contando com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Diretório Acadêmico das Engenharias Agroindustriais e Diretório Acadêmico de Ciências Exatas. Conforme as diretrizes do projeto, cada calouro será orientado por um estudante veterano voluntário (padrinho/madrinha), que deverá esclarecer eventuais dúvidas sobre o curso, sobre os trabalhos acadêmicos, sistema de avaliação discente, material bibliográfico e projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como programas de assistência ao estudante oferecidos pela instituição por meio da Prae.

Os discentes interessados em participar na condição de padrinhos deverão aderir formalmente ao programa. Para tanto, deverão proceder a sua inscrição como padrinho ou madrinha no dia 2 de março, das 8h às 17h, e no dia 3 de março, das 8h às 12h, na secretaria do campus, quando deverão preencher as fichas de apadrinhamentos disponíveis.

No dia 3 de março, às 13h30, ocorrerá uma “Oficina de Apadrinhamento Acadêmico” para a identificação e a definição dos padrinhos e madrinhas de cada um dos estudantes recém chegados à Universidade, sob a coordenação da assistente social da Prae, Soledad Bech Gaivizzo, da professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Gabriela Dal Forno Martins e Grupo PET FURG-SAP.

A cerimônia de apadrinhamento será realizada durante a programação da Acolhida Cidadã 2015, a partir da qual os estudantes veteranos se tornarão “padrinho ou madrinha” dos recém-chegados, orientando-os e auxiliando-os ao longo dos dois primeiros anos da graduação. Segundo o diretor do campus FURG-SAP, professor Antônio Valente, a equipe organizadora do programa espera que o mesmo constitua uma iniciativa determinante na vida acadêmica e emocional dos apadrinhados, proporcionando-lhes uma integração plena ao ambiente Universitário e a cidade de Santo Antônio da Patrulha e, consequentemente, reduzindo o número de evasões e retenções. O lançamento do programa contou com a presença do diretor da Escola de Química e Alimentos (EQA), professor Marcelo D’Óca, docentes, técnicos e acadêmicos do campus FURG-SAP.

Ascom FURG