UFSCar promove evento de integração entre agricultores e estudantes

Alunos do curso de Engenharia Agronômica desenvolveram diagnóstico que levanta a possibilidade dos agricultores fornecerem alimentos ao Restaurante Universitário

No dia 10 de setembro, estudantes do segundo ano do curso de Engenharia Agronômica do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se reuniram com agricultores vinculados à Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica do Ribeirão do Barreiro (APRMBHRB) na Universidade. O intuito do encontro foi realizar a devolução dos dados de um Diagnóstico Rural Participativo (DRP), que levanta a possibilidade dos agricultores fornecerem alimentos ao Restaurante Universitário do Campus.

De acordo com o organizador e assessor para articulação institucional do Campus Lagoa do Sino, professor Gustavo Fonseca de Almeida, a interação dos alunos com os agricultores de cinco bairros rurais do município de Campina do Monte Alegre (SP) – Salto, Chapadão, Aleixos, Barreiro e Laranjal – surgiu no início das atividades letivas de 2015. “No começo do ano, a empresa que fornece alimentos ao restaurante universitário do Campus Lagoa do Sino enfrentou dificuldades na oferta de verduras, legumes e frutas nas refeições. Esse fato, que era vivenciado diariamente pelos estudantes e pela comunidade acadêmica, serviu como uma situação problema”, conta. Os estudantes de Engenharia Agronômica, então, visitaram as unidades produtivas de agricultores familiares e levantaram informações em três dimensões: econômica, ambiental e social. “O intuito é saber a possibilidade desses agricultores fornecerem alimentos ao restaurante universitário”, explica.

Ao longo dos meses, com essa situação problema, os estudantes puderam entender, na prática, como funcionam as metodologias de pesquisa qualitativa e de pesquisa-ação. Também aprenderam a identificar fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças, além de pragas e doenças de culturas agrícolas. “Os participantes ainda ampliaram os conhecimentos de Matemática e Física, além de outros conhecimentos das ciências básicas”, relata Gustavo. Ainda segundo o professor, com essa proposta, os estudantes aprendem as diferentes etapas que envolvem a pesquisa, a extensão rural e a assistência técnica dentro da nova política nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Segundo Gustavo, o DRP realizado pelos alunos mostrou o potencial de fornecimento de frutas, verduras e legumes ao Campus. Além disso, foi identificado o potencial de se produzir orgânicos. Com base nos resultados apresentados neste encontro pelos estudantes, os agricultores foram estimulados a preparar uma demanda que deverá ser mostrada aos discentes e professores da Universidade. “Nosso próximo passo é aguardar essa demanda para, assim, planejarmos atividades de extensão rural e ampliarmos a parceria da Universidade com os agricultores”, afirma o docente.

Ao final do evento, alunos, professores e agricultores plantaram uma muda de pitangueira no Campus. “Esperamos que essa parceria entre produtores da APRMBHRB e a comunidade da UFSCar gere frutos em benefício da agricultura familiar e fortaleça ainda mais o desenvolvimento territorial”, ressalta Gustavo.

Inovação em proposta pedagógica

Essa atividade prática realizada com os alunos de Engenharia Agronômica é considerada um evento disparador e faz parte dos diferenciais dos projetos pedagógicos oferecidos pelos cursos de graduação do Campus Lagoa do Sino da UFSCar. “Esses projetos são oferecidos em eixos temáticos, em que mais de um professor trabalha em cada eixo ofertando mesoconteúdos – e não apenas disciplinas –, que abordam as diferentes áreas de atuação e conhecimento dos futuros profissionais”, informa.

Gustavo explica que, ao final de cada semestre, os estudantes passam por uma atividade em que devem resolver uma avaliação que busca integrar os conhecimentos ofertados em cada eixo ao longo dos meses. Mais informações sobre os diferenciais da proposta pedagógica dos cursos do Campus Lagoa do Sino estão disponíveis em http://bit.ly/1F6QC5y.

Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos