UNIRIO – Aprovada criação de Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação

No mês de novembro, o Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação da UNIRIO  foi aprovado com nota 4 pela Capes.  O  projeto de criação do mestrado contou com  a coordenação da  profa  Dra Laura Sinay, do Departamento de Ciências do Ambiente do IBIO/UNIRIO.

De acordo com a professora Sinay, o objetivo geral do Mestrado e? qualificar profissionais para orientar o processo de elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento do turismo em a?reas protegidas e de relevante interesse turístico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, social e econo?mica da atividade e, portanto, promovendo a perpetuidade do patrimônio ambiental e cultural do país e a valorização das comunidades receptoras.

O edital para o processo seletivo deverá ser divulgado ainda em dezembro no site da UNIRIO. As inscrições estão previstas para janeiro de 2016 e os exames (análise de pré-projeto, prova de proficiência em línguas estrangeiras, prova escrita e oral, e prova de currículo) para fevereiro.  Para participar do processo seletivo, os candidatos deverão ter concluído a graduação, em qualquer área.

Perfil do Egresso:

Os profissionais mestres em Ecoturismo e Conservação estara?o aptos a realizar levantamentos de dados necessa?rios para o reconhecimento de áreas de interesse turístico, analisar cena?rios e desenvolver e implantar sistemas de gesta?o do turismo, avaliar os impactos ambientais das políticas setoriais e de projetos de investimento sobre áreas protegidas e de interesse turístico, e promover a valorização dos conhecimentos tradicionais e a proteção do patrimônio natural e cultural por meio da implantação de princípios, valores, métodos e técnicas de educação e interpretação ambiental. Estes profissionais estara?o qualificados para assumir cargos pu?blicos nos diversos setores e níveis da Administração Pública, nas assessorias técnicas do Judiciário e do Legislativo, no terceiro setor e em instituic?o?es privadas.

ASCOM – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro