Capes lança editais de estágio pós-doutoral e de estágio sênior no exterior

Capes lança editais de estágio pós-doutoral e de estágio sênior no exterior

Dois editais da Capes lançados no dia 3 de março dão oportunidade a pesquisadores brasileiros de estudar no exterior. O Estágio Pós-Doutoral no exterior e o Estágio Sênior no exterior abrirão seleção de candidatos. A inscrição para os estágios no segundo semestre vão até 1º de maio.

O Estágio Pós-Doutoral no exterior é voltado para pesquisadores doutores, com formação obtida há menos de oito anos, que atuem em atividade de docência e de pesquisa no Brasil. O objetivo é contribuir para a inserção internacional desses pesquisadores e estabelecer um intercâmbio científico e abertura de novas linhas de pesquisa de relevância para o desenvolvimento da área no país. A duração da bolsa varia de seis a 18 meses.

A bolsa para a realização de Estágio Sênior no exterior destina-se a pesquisadores doutores com formação obtida há mais de oito anos e com vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou de pesquisa brasileira. O programa visa o intercâmbio científico e o estabelecimento de parcerias com congêneres internacionais, direcionado à execução de projeto de pesquisa, sempre inserido no contexto institucional de atuação do candidato. A duração da bolsa para realização do estágio sênior no exterior varia de um a 12 meses.

A natureza das atividades que compreendem os estágios apresenta a perspectiva de colaboração entre pesquisadores. Informações e orientações sobre a candidatura, assim como os textos completos dos dois editais, no site http://www.capes.gov.br/editais/abertos/2540-estagio-pos-doutoral.

 

Compartilhar