Capes lança edital do Programa Brasil-Alemanha

Capes lança edital do Programa Brasil-Alemanha

O Programa Brasil-Alemanha (Probral), fruto de parceria entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), está com novo edital aberto. As inscrições vão até o dia 28 de agosto.

O objetivo do programa é apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das instituições de ensino superior (IES) do Brasil e da Alemanha que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.

O concurso visa a selecionar projetos conjuntos de pesquisa com o início das atividades no ano de 2010. A seleção das propostas consistirá de quatro fases, respectivamente: verificação da consistência documental; análise do mérito; priorização das propostas previamente aprovadas e reunião mista entre a Capes e o DAAD, para decisão final.

Cada proposta de projeto conjunto de pesquisa deverá planejar suas atividades considerando a duração de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período conforme critérios das agências financiadoras.

Entre os requisitos para a candidatura de proposta estão os seguintes: estar vinculada a um Programa de Pós-Graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; contemplar a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; e prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos.

O edital pode ser acessado em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital_Probral2009.pdf

 

Compartilhar