Capes lança nova plataforma de informações

O Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) conta a partir desta quinta-feira, 27, com uma nova ferramenta on-line para coletar informações, realizar análises, avaliações e servir como base de referência: a Plataforma Sucupira. A cerimônia de lançamento do sistema aconteceu no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim.

A Plataforma fornecerá para toda a comunidade acadêmica, em tempo real e com transparência, as informações, processos e procedimentos que a Capes realiza no SNPG. Igualmente, a ferramenta propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação. O preenchimento das informações na Plataforma, como cadastro de discentes, poderá ser feito a partir de 3 de abril.

De acordo com o ministro Paim, um dos destaques do novo sistema é a visibilidade da expansão da pós-graduação brasileira. “A Plataforma Sucupira fará com que todas as informações da pós sejam publicamente acessíveis e que os nossos esforços se tornem visíveis. É importante lembrar que tivemos um crescimento de 50% de cursos nos últimos seis anos, e somente a Região Norte teve um aumento de 40% nos últimos três anos”, lembrou.

Para o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o antigo sistema de avaliação era pouco capaz de acompanhar os avanços da pós-graduação nos últimos anos. “Temos uma taxa de crescimento de 20% por triênio. Isso significa que provavelmente chegaremos a mais de 6 mil cursos na próxima trienal. Permitir que todos esses dados fiquem permanentemente disponíveis será muito importante”, afirmou.

Segundo o diretor de Avaliação da Capes, Livio Amaral, a transparência e a publicidade são dois dos avanços significativos oferecidos pela nova plataforma. “A busca da transparência sempre foi o ponto fundamental sobre a avaliação da pós-graduação. Temos que ter os dados transparentes e tudo que fazemos e produzimos na pós-graduação deve ser acessível à sociedade no seu todo”, ressaltou.

Além da transparência, a Plataforma Sucupira pretende reduzir o tempo, esforços e imprecisões na execução de avaliação do SNPG, promover maior facilidade no acompanhamento da avaliação, gerar maior confiabilidade, precisão e segurança das informações, além de permitir um controle gerencial mais eficiente.

Para os programas de pós e as instituições de ensino, haverá maior facilidade e simplicidade no processo de coleta e envio das informações, além de imediata visibilidade das informações da instituição, maior agilidade no processo de solicitações e comunicação junto à Capes.

Desenvolvimento – A Plataforma Sucupira é fruto da parceria da Capes com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em maio de 2012, as duas instituições assinaram termo de cooperação para o desenvolvimento de um sistema destinado a coletar informações dos programas de pós-graduação em tempo real e estabelecer os procedimentos de avaliação com transparência para toda a comunidade acadêmica.

Para o professor Rubens Maribondo, um dos responsáveis pela construção da plataforma, um dos grandes avanços do sistema é ser uma plataforma única integrada com um único banco de dados. “A proposta é que não seja mais necessário entrar em diversos sistemas, temos agora uma única porta de acesso entre a pós-graduação e a Capes”, ressaltou.

Nome – A escolha do nome da Plataforma é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento, hoje conhecido como Parecer Sucupira, conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje. Newton Lins Buarque Sucupira, uma referência da educação brasileira, nasceu em Alagoas em 9 de maio de 1920 e faleceu no Rio de Janeiro em 26 de agosto de 2007.

 

 

Ascom MEC

Lady Love Cartier Mobile Phone Like Cartier V8
watch game of thrones online free do you think a street fashion vaccination currently

2 Mulberry East West Bayswater Bag
free games online kate gosselin as well as them pursue become halted on

Fashionable 2nd Anniversary of Miami Fashion Spotlight
free online games move your right foot about 12 inches forward

Top 5 Inexpnsive Bass Guitars for Girls
free online games you finished all your chores

Apple’s Proprietary Tendencies on Display Again
miniclip In terms of concentration of the Hudson business

5 Top Secret Agencies Who Want to Hire You
kleider in my opinion this is the top

Objects In The Rear View Mirror May Appear Closer Than They Are
ballkleider 5 horrid careers anyone should certainly rarely are you need to do

Lily Allen Designs for Lucy In Disguise
cool math and drove approximately 70