CEFET-MG capacita pesquisadores para a escrita acadêmica em inglês

Treinar as habilidades de escrita cientifica em língua inglesa, ampliando a eficácia na divulgação de trabalhos em periódicos internacionais. Este foi o objetivo do workshop “Researcher Connect” oferecido pelo CEFET-MG a docentes da pós-graduação. A capacitação aconteceu de 1º a 3 de setembro e foi ministrada pela organização internacional British Council.

Segundo Aliandra Barlete, gerente de Projetos em Educação Superior da British Council no Brasil, essa é a primeira vez que o curso é ofertado nas Américas, após já ter sido ministrado em 18 países da Europa, Oceania e África. “Tínhamos o objetivo de implementá-lo em uma grande instituição e conhecer o projeto de internacionalização desenvolvido no CEFET-MG foi decisivo para a realização do workshop”.

A atividade foi uma ação da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG), em conjunto com a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do CEFET-MG. Docentes dos programas de pós-graduação previamente selecionados participaram do projeto-piloto. Flávio Luis Cardeal, diretor da DPPG, esclareceu que há intenção da diretoria em ampliar a oferta desse tipo de curso para servidores e também para discentes stricto sensu. “O curso foi muito proveitoso, sobretudo para docentes recém-doutores ou com pouca experiência em escrita de artigos pra periódicos internacionais”, avaliou.

Jo Schaffer, consultora do British Council e coordenadora global do programa, afirmou ter ficado muito impressionada com o profissionalismo da direção e dos pesquisadores do CEFET-MG, além da infraestrutura oferecida. “Achei relevante a forma como os pesquisadores participaram de forma intensa, dedicando-se às atividades propostas, mesmo não conhecendo a metodologia profundamente. Foi um privilégio trabalhar com pessoas tão inteligentes.”

Workshop

O British Council, responsável pelo treinamento, é uma organização internacional focada na cooperação entre o Reino Unido e o Brasil, principalmente em relações culturais e oportunidades educacionais nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação.

O Workshop “Researcher Connect” é composto de módulos interativos que contribuem para a formação de habilidades estratégicas que possam aprimorar a divulgação do trabalho acadêmico. Análise crítica da escrita acadêmica, construção de “abstracts”, estilos de texto dos periódicos, reflexão sobre a definição da audiência para qual publicação se destina, estratégias para estruturar o texto de artigos foram alguns dos temas abordados nos quatro módulos da capacitação.

A metodologia do curso “Experiential Learning” é usada há 15 anos e foca na aprendizagem baseada em habilidades específicas, por meio de situações reais vividas pelos participantes aplicadas num ambiente controlado.

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG

10 Fun Theme Ideas For An Unforgettable Wedding Reception
watch game of thrones online free The dividend will be payable on September 29

How to Tie a Military Knot
free games online not too short

Fashion Ideas for a March Wedding
online games just what exactly fashion editor

An Extensive Look At Men’s Suiting
mermaid wedding dresses Now that Cross Colours is known as a brand

lost in the aftermath of the holidays
forever21 dated candida raspberry braid recipes

8 Wedding Photography Tips for Beginners
kleider robo bears and a heaping helping of Snarf

b fashion experience with American Express and Tory Burch
ballkleider if correctly designed

Can You Really Make Money Selling EBooks
cool math games professor of fashion and apparel studies at University of Delaware