CEFET-MG, CNPq e FINEP apoiam eventos científicos, tecnológicos e inovação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) estão com edital aberto para auxílio à promoção de eventos científicos, tecnológicos e/ou de inovação. O objetivo é apoiar a realização no Brasil de eventos de abrangência mundial, internacional, nacional ou regional relacionados a ciência, tecnologia e inovação, tais como, congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas.

O proponente deve ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes, possuir o título de doutor, ser o coordenador do projeto, participar formalmente da comissão organizadora do evento e ter vínculo formal com a instituição executora do projeto.

As propostas deverão ser submetidas para uma das seguintes linhas: eventos mundiais; eventos nacionais ou internacionais; e eventos regionais ou eventos que estejam em suas primeiras edições. Os eventos mundiais precisam ser promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas mundiais, sediadas ou não no Brasil, que ocorram, a cada edição, em diferentes países, e estejam solicitando apoio para realização de sua edição no Brasil.

Já a linha dos eventos nacionais ou internacionais destina-se a apoiar os eventos tradicionais da área ou que possuam histórico de realização igual ou superior a dez anos entre a edição atual e sua primeira edição. Para os eventos regionais ou que estejam em suas primeiras edições, poderão se candidatar os eventos de abrangência regional ou de abrangência nacional ou internacional que estejam em suas primeiras edições.

A submissão das propostas ocorrerá em dois cronogramas de acordo com o período de realização do evento. O primeiro cronograma é voltado para os eventos mundiais que serão realizados no período de 01/07/2018 a 30/06/2019; e os nacionais ou internacionais e regionais ou que estejam em suas primeiras edições que serão realizados no período de 01/07/2018 a 31/12/2018. A submissão das propostas pode ser feita até o dia 4 de maio e a divulgação do resultado final no será no dia 13 de julho.
O segundo cronograma é direcionado aos eventos mundiais que serão realizados no período de 01/07/2019 a 30/06/2020; para os nacionais ou internacionais e regionais ou que estejam em suas primeiras edições que serão realizados no período de 01/01/2019 a 30/06/2019. A data limite para submissão das propostas é 29 de junho deste ano e divulgação final será 19 de novembro.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG