CEFET- MG – Exposição reúne fotos dos danos pelo rompimento da barragem em Mariana

Os danos causados pelo rompimento da barragem de rejeitos da empresa Samarco, em Bento Rodrigues (Mariana, MG), no dia 5 de novembro de 2015, podem ser vistos na exposição de fotos “Uma tragédia humana e ambiental” produzida pelos estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CEFET-MG.

Os estudantes da disciplina “Recuperação de áreas degradadas”, ministrada pela professora Valéria Zago, visitaram o local da maior tragédia socioambiental do país em três momentos: depois de seis meses do rompimento, após um ano e ao completar quase dois anos. O intuito era realizar visitas técnicas, com o apoio da Defesa Civil local, para que percebessem uma área degradada decorrente de mineração, no entanto, as fotografias foram sendo tiradas espontaneamente.

Com um material rico, estudantes e professora tiveram a ideia de produzir a exposição. “O registro fotográfico foi muito natural e reflete o olhar dos estudantes. Além da visita em Bento Rodrigues, os alunos tiveram contato com os relatos das vivências dos atingidos e isso faz com que eles entendam a responsabilidade social que as empresas devem ter em sua atuação”, reflete a professora.

A exposição tem parceria com a Universidade de Leuphana, na Alemanha, onde irão fazer o mesmo trabalho de sensibilização por meio de fotos de Bento Rodrigues.

As fotos estão expostas no hall do restaurante universitário do campus I, até segunda-feira, 13 de novembro.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG