CEFET-MG lança livro sobre português como língua estrangeira

Um grupo de pesquisadores do CEFET-MG lançou o livro “Estudos em Português como Língua Estrangeira: um panorama da área”. A coletânea de artigos foi inteiramente produzida pela Instituição e reúne trabalhos da área de Português como Língua Estrangeira (PLE).

O trabalho foi organizado por Jerônimo Coura-Sobrinho, Natália Moreira Tosatti, Liliane de Oliveira Neves, Henrique Rodrigues Leroy e Mariana Valentin da Silva, com produção científica de membros do Núcleo de Pesquisa em Linguagem e Tecnologia (INFORTEC). Estruturado em quatro partes, o livro aborda temas como avaliação, o ensino de PLE para um público em geral e para refugiados, capacitação docente, materiais e recursos didáticos e o exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

Segundo o professor Jerônimo, a obra representa o destaque que a área de PLE recebe no CEFET-MG. A Instituição reúne iniciativas como cursos para professores e estudantes estrangeiros, além de ofertar aulas para imigrantes, refugiados e portadores de visto humanitário. O livro parte desse cenário e procura destacar as frentes de trabalho pesquisadas no CEFET-MG. Jerônimo lembra ainda que até a diagramação da obra foi resultado de projetos internos: a estudante de Letras Mariana Valentin organizou a parte gráfica do projeto como seu trabalho de conclusão de curso.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG