CEFET-MG – Protótipo utiliza tecnologia para arquitetura com acessibilidade

Pesquisadoras e alunos do campus Timóteo desenvolveram um protótipo de edificação de pequeno porte que pode revolucionar o modo como as pessoas veem a construção civil. O modelo possibilita a visualização de uma construção, a partir do uso de ferramentas tecnológicas 3D vinculadas à realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), facilitando a compreensão, por exemplo, de um projeto de residência (planta de casa).

O projeto “Arquitetura sustentável planejada com acessibilidade do CEFET-MG” desenvolvido pelas professoras Rosana Nunes e Mariana Anacleto e pelos estudantes do curso técnico em Edificações, Arthur Lourenço e Samuel Henrique Fialho, se destaca pelo uso dessas tecnologias e o envolvimento de questões que abordam a sustentabilidade e acessibilidade. “Com o uso dessas tecnologias, podem-se modificar os processos produtivos na construção civil, o que evita retrabalhos, já que proporciona uma visita virtual ao ambiente pensado pelos profissionais que planejam esse espaço. O mercado imobiliário pode ser melhorado a partir do uso dessa técnica simples e de baixo custo”, explica Rosana.

A proposta arquitetônica em três dimensões (3D) com tecnologias de realidade virtual foi feita e testada com a utilização de equipamentos adequados por alguns entrevistados, obtendo resultados satisfatórios. “Pode proporcionar acessibilidade aos portadores de necessidades especiais a partir do momento em que podem visitar virtualmente espaços e optarem por eles ou não. Isso significa que casas podem ser construídas de forma mais planejada e racionalizada”, ressalta Rosana.

O tema vem sendo desenvolvido pelas pesquisadoras e alunos desde março de 2016, sendo que o projeto foi já apresentado em alguns eventos, incluindo internacional, conquistou prêmios e promete ser promissor. Ele foi um dos trabalhos apresentados na EXPOCIENTEC que aconteceu, de 5 a 8 de setembro, no Paraguai. A EXPOCIENTEC é uma das maiores feiras de Ciências e Tecnologia da América Latina. O trabalho foi selecionado para ser apresentado no Paraguai, na 1ª edição da Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC).

O trabalho foi reconhecido também com o 1º lugar na categoria de inovação tecnológica na 26ª META (Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações) do CEFET-MG, em Timóteo; recebeu premiação na SBPC Jovem que aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 17 a 22 de julho; e também, o 1º lugar no desafio MOVILE sobre aplicativos móveis e realidade aumentada/virtual  na VI Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos (COTUCA-Unicamp).

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG