CEFET-MG realiza o V Workshop de Planejamento e Gestão

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) promoverá a quinta edição do Workshop de Planejamento e Gestão que será realizado de 22 a 24 de agosto, no Tauá Resort, em Caeté, Minas Gerais. O objetivo do evento é promover a interação entre os gestores da Instituição, de maneira a aprimorar os processos administrativos internos, tomando como referência recomendações dos órgãos de controle e de transparência da administração pública.

A abertura do evento, às 18 horas, será feita pelo diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos e pelo diretor de planejamento e gestão, professor Gray Farias e contará com a participação do secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Henrique Balduíno. Ele dará a palestra “Cenários para o Brasil e educação superior nos próximos anos”. Gustavo é advogado, engenheiro mecânico, especialista em planejamento, orçamento e gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ciência Hoje e do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

O segundo dia de evento será dedicado a palestras sobre variados assuntos. O diretor de Planejamento e Gestão, professor Gray Farias abordará “O orçamento do CEFET-MG”; a superintendente de Orçamento e Finanças, Maria Aparecida da Silva falará sobre “Noções de execução orçamentária e o suprimento de fundos”; e o superintendente de Logística, Leonardo Augusto Generoso sobre “Licitação e a instrução de processos de compras”. O analista de finanças e controle da Controladoria-Geral da União, Paulo César Miranda ministrará a palestra “Lei de acesso à informação e direitos do usuário dos serviços públicos”.

Outros temas serão abordados, incluindo a importância do controle e da fiscalização para os convênios, contratos, acordos, ajustes e instrumentos congêneres; a gestão e o controle dos bens patrimoniais do CEFET-MG; procedimentos para solicitação de passagens e diárias; e, ainda a importância da Fundação CEFETMINAS no apoio e no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do CEFET-MG.

No dia 24, para finalizar as atividades, haverá explicações sobre alguns serviços e trabalhos realizados internamente na Instituição como instruções dos processos de licenças médicas; apresentação sobre as atribuições e encaminhamentos das rotinas administrativas; elaboração, acompanhamento e execução de projetos de obras do CEFET-MG; pedido de serviços à prefeitura e transporte; e o papel da Secretaria de Comunicação Social.

Fonte: Ascom CEFET-MG