CEFET-MG – Situação dos refugiados venezuelanos no Brasil é tema de evento

As causas do fluxo migratório de venezuelanos e as principais demandas desse público constituem as abordagens centrais do evento que acontecerá no campus I do CEFET-MG (Avenida Amazonas, 5.253, Nova Suíça) no próximo dia 22 (segunda-feira). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet.

“A situação de refugiados venezuelanos no Brasil” será o sexto e penúltimo evento dentro do projeto “Direitos Humanos e a Questão Migratória: uma possibilidade de conhecer a vida dos migrantes e refugiados no Estado de Minas Gerais”. Os comentários serão realizados pela assessora jurídica de Serviços Jesuítas, Juliana Rocha, que atualmente é assistente do gabinete de atendimento aos refugiados venezuelanos em Boa Vista (Roraima). Participarão também as refugiadas venezuelanas em Belo Horizonte Xiomara Uribe e Yéssica Zambrano.

O evento foi contemplado no edital de apoio do Programa de Acessos e Temáticas das Juventudes da Secretaria de Política Estudantil (SPE), que busca estimular a promoção de direitos humanos, a diversidade e o combate às opressões. As atividades do projeto “Direitos Humanos e a Questão Migratória: uma possibilidade de conhecer a vida dos migrantes e refugiados no Estado de Minas Gerais” são realizadas pela SPE, com apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) ConecTTE e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Tecnologia (GEPTT).

Venezuela

A Venezuela tem passado por confrontos políticos marcados por controvérsias entre o presidente Nícolas Maduro e o partido da oposição, o que levou o país ao caos econômico e a graves problemas sociais. Em virtude disso, os venezuelanos começaram a abandonar as suas residências buscando refúgio nos países vizinhos. Segundo a Agência Brasil, o país recebeu quase 12.960 venezuelanos, sendo o segundo país com maior número de pedidos de refúgios.

“A situação de refugiados venezuelanos no Brasil”
22/10 (segunda-feira) – das 10h30 às 12h
Inscrições online
Local: auditório do campus I (Avenida Amazonas, 5253, Nova Suíça)