Cefet/RJ lança congresso Ibero-Americano

Com a proposta de promover a troca de experiências sobre tecnologias energética e ambientalmente sustentáveis e metodologias de análise de operação e planejamento de sistemas energéticos, o campus Angra dos Reis do Cefet/RJ lança o Congresso Ibero-americano de Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia (CIEEMAT). A primeira edição do evento ocorre entre os dias 18 e 20 de novembro.

De acordo com o professor e organizador, Ronney Mancebo, a criação do congresso levou em consideração “a demanda mundial por processos energéticos sustentáveis baseados na inovação tecnológica, que tem crescido muito nos últimos anos. No Brasil, o investimento no desenvolvimento e na aplicação eficiente desses processos vem ganhando um enorme destaque no setor industrial, considerando aspectos econômicos, técnicos e ambientais”.

O I CIEEMAT contará com a presença de palestrantes de renomadas instituições brasileiras, como a Eletronuclear, a Embrapa de Campo Grande (MS), a Universidade de São Paulo – Lorena (USP-Lorena), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Podem participar do evento pesquisadores, professores, graduandos e pós-graduandos da Engenharia (em suas diferentes modalidades) e de áreas afins. As inscrições se estendem até o dia 13 de novembro e o envio de artigos, até 31 de agosto. Os trabalhos apresentados serão avaliados durante o congresso e os 24 mais bem qualificados serão publicados nas revistas científicas Tecnologia & Cultura, do Cefet/RJ, e Holos, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A expectativa é que o congresso se consolide como um dos mais importantes fóruns de discussão sobre energia, meio ambiente, tecnologia e empreendedorismo do interior do estado do Rio de Janeiro e alcance abrangência internacional, atraindo especialistas de países como Argentina, Equador, Colômbia, Venezuela, Chile, Peru, Paraguai, Cuba, Portugal e Espanha.
Acesse o site do congresso para mais informações.

Gláucia Mendes
Jornalista
Divisão de Comunicação Social / Cefet-RJ