Cefet/RJ se integra a Fórum Estadual de Educação Profissional e Tecnológica


Fórum Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro realiza primeira reunião no Cefet/RJ

“O Cefet/RJ estará presente e ativo no Fórum Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro”. A afirmação foi feita pelo vice-diretor da instituição de ensino, Maurício Saldanha Motta, na solenidade de instalação do fórum, realizada no campus Maracanã, no dia 9 de junho.

O vice-diretor enfatizou que, apesar do projeto de transformação do Cefet/RJ em universidade, a formação de nível técnico não será deixada de lado. “Essa é a nossa tradição. Daqui a dois anos, vamos completar cem anos de existência. Em 1942, viramos escola técnica nacional, mas a nossa história iniciou em 1917, com a formação de mestres e contramestres, no sistema criado por Nilo Peçanha.”

O Centro Federal se integra ao novo fórum trazendo a experiência de participação em outras associações na área de ensino. A instituição faz parte do Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), especializado em educação a distância, do Consórcio Acadêmico 2016 (ConRio), que reúne as principais instituições federais do Rio de Janeiro com a finalidade de desenvolver um programa para apoiar o trabalho realizado nos Jogos Olímpicos 2016, e do Consórcio das Instituições Públicas de Educação Superior, que congrega universidades e institutos federais para o desenvolvimento de ações interinstitucionais.

O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Miguel Badenes, saudou a escolha do Cefet/RJ como sede para a instalação do fórum. “É muito gratificante voltar a essa casa, agora na esfera do estado, para promover a discussão sobre ensino técnico e profissional”. Badenes passou 42 anos de sua vida no Cefet/RJ. Ingressou na instituição como aluno do ensino técnico, cursou Engenharia, exerceu os cargos de professor e diretor-geral.

O Fórum Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro possui caráter permanente e é composto por órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e instituições vinculadas ao segmento de ensino técnico e profissional. A entidade surge com o propósito de contribuir para a integração das políticas públicas de educação profissional e tecnológica.

Ascom Cefet/RJ