Censo Escolar aponta avanços e gargalo da educação Básica

O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente o Censo Escolar 2013 que revelou de forma positiva o crescimento das matrículas em creches e em educação integral. De acordo com os dados o ensino médio é a etapa educacional que ainda precisa de atenção para conter a problemas como evasão e retenção e seguir a linha de crescimento da educação básica no país.

O Censo da Educação Básica não avalia a qualidade do ensino, que é medida pelo índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Censo é apenas um retrato estatístico desse nível de ensino. Com base cm seus números, o MEC pode estabelecer prioridades e formular políticas para melhorar esse ciclo de ensino.

Segundo o ministro da educação, Henrique Paim, o crescimento das matrículas na educação infantil representa os esforços dos municípios e o resultado de investimentos do Governo Federal em infraestrutura e créditos. Entre 2012 a 2013 houve um aumento de 7,5%, das matrículas em creches.

Já nas matrículas de na educação integral o crescimento foi de 139%, chegando a 3,1 milhões de estudantes. Para o ministro essa é uma tendência para a educação brasileira, fomentada por programas como Mais Educação, que se baseiam em programas internacionais os quais oferecem educação integral como forma de garantir mais qualidade para os alunos.

O gargalo apontado pelo censo ainda está no ensino médio, com queda de 0,6% em comparação a 2012, passando de 8,37 milhões em 2012 para 8,31 milhões no ano passado. De acordo com o MEC, projetos para o ensino médio serão implementados para tornar a etapa mais atrativa, em consonância com a realidade dos estudantes. Segundo Henrique Paim, estão sendo feitos estudos de mudanças curriculares e haverá investimento na  formação de professores.

Acompanhando o movimento do ensino médio, o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também registrou queda, passou de 3,9 milhões de matrículas em 2012 para 3,7 milhões em 2013. Um decréscimo de 3,4%. A maior queda foi registrada no ensino fundamental, de 2,5 milhões para 2,4 milhões.

Para acessar o Censo Escolar 2013 acesse aqui.

Ascom Andifes com  informações do Portal Brasil e Estadão

Supermodel Gisele Outperforms The Dow
watch game of thrones online free almost like vampires

Tips to Organize a Fashion Show
games online Shop secondhand stores and sales to save even more money on a dress

5 fashion must haves for stylish spring 2010 wardrobe
mermaid wedding dresses choose a 2 piece with a short skirt attached

Where Can You Get Tattoo Training
cheap flights starting Francesca’s FRAN 4

Even Robin Hood Is In College
forever21 such as Christmas or Halloween

Switch Handbags in a Snap with these Convenient Handbag Organizers
free online games See conference call transcript here

Purchase Cheap Ladies Wholesale korean fashion Clothing at asianfashion4u
jeux i’m looking to come up with awesome dance shoes and sandals resorts in jamaica

Gogie Girl KELLI TRUCKER CAP
games clearing textile and as a result curtains upper