Centro de Informática ganha Unidade Embrapii em Tecnologias e Sistemas Veiculares da UFPE

Projeto vai atuar em soluções de software e hardware em sistemas automotivos e toda a sua cadeia de valor

O resultado da seleção, que conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), foi divulgado na segunda (25). Os 11 novos grupos selecionados vão contar com um total de R$ 30 milhões para investir em projetos de PD&I para atender demandas do setor industrial. Com eles, sobe para 17 o número de unidades Embrapii em instituições federais de educação superior credenciadas para desenvolver projetos de inovação.

De acordo com o diretor do CIn, professor André Santos, a proposta aprovada viabiliza atrair mais projetos em cooperação. Uma parte da pesquisa é financiada pela Embrapii e outra pela empresa, enquanto a UFPE entra com a expertise. O CIn já tem um histórico de projetos com a indústria automotiva, que inclui parcerias com empresas como a Fiat Chrysler e o Grupo Moura – a ideia é alavancar grupos e projetos já existentes.

Para o diretor do CIn, a novidade é um diferencial na atração de projetos em parceria entre a UFPE e a indústria. “O credenciamento mostra o potencial da UFPE de trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias e inovação”, afirma Santos. “É um reconhecimento da competência da Universidade para contribuir com a sociedade e com a indústria nacional e global”, completa.

Além da pesquisa, a Unidade Embrapii em Tecnologias e Sistemas Veiculares da UFPE também traz um componente de ensino por causa do eixo de formação de capital humano nos projetos. A Embrapii – instituição privada sem fins lucrativos, que busca atender às demandas de inovação do setor produtivo – vai financiar um terço do valor dos projetos das novas unidades com recursos não reembolsáveis.